Pai Chão

Tinto Alentejo 2008
14% Vol.

Tirando a paixão um pelo outro, e a paixão pelo futebol, o Alentejo é a nossa maior paixão. Não vamos falar das nossas estadias alentejanas nem uma, nem duas, mas várias vezes!

No último Verão, decidimos fazer um périplo pelas Adegas, e não podíamos deixar de escolher a Adega Mayor como a primeira na lista. Junta a Arte e a Enologia, e foi o sonho desenhado por dois homens brilhantes, o Comendador Rui Nabeiro e o Arquitecto Álvaro Siza Vieira.

“Na paisagem bela e incólume que é a planície alentejana ergueu um volume horizontal, caiado a branco.”

adega-mayor-fachadaadega-mayor-edificio

Caiado…traço marcante da paisagem que adoramos…e vinho que têm com o mesmo nome. Logo que chegamos somos bem-recebidos, mesmo não tendo marcado a visita (convém!), esperamos 10 minutos e somos incluidos num grupo que entretanto chega. Malta muito nova, e que não apareceu por ali ao acaso…gostam também de conhecer, curiosos…é refrescante.

No Auditório, o Sr. Comendador dá-nos as boas-vindas e apresenta a obra que sonhou criar….não o próprio, uma gravação, mas não deixa de ser um bem receber.

Quase uma hora bem passada, e pese embora toda a arquitectura e tecnologia apresentadas, são as coisas mais simples que nos captam a atenção… a sala de barricas (a única no país que não está numa cave)…o terraço panorâmico, de onde é possível observar a vinha e o olival da herdade…um espaço onde apetecia estar e ficar…pena não podermos trazer connosco, juntamente com a vista e o calor. Imaginamos as festas que por ali se fazem ao final do dia…

joana-adega-mayor-bebespontocomessala-provas-adega-mayor

Para recordar aquele pedacinho de céu caiado…parámos na Loja da Adega Mayor e trouxemos “Pai Chão, um vinho que não acontece todos os dias” e que por isso fizemos questão de guardar para a despedida de 2012 e início de 2013 …

Obrigatório o desvio a Campo Maior, pelas gentes, pela obra, pelas vinhas e toda a restante paisagem!

Preço Visita: 3,50€ com degustação de 2 vinhos.

pai-chao-adega-mayor-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: granada intensa e profunda
Aroma: marcado pelo carácter doce dos frutos pretos, alcaçuz, tabaco holandês, chocolate negro e café torrado
Paladar: frescura que equilibra os sabores a frutos pretos
Final de Prova: estrutura, taninos sólidos mas sedosos

Castas
Alicante Bouschet, Trincadeira

Preço: 34,90€
@loja/Adega Mayor

Adega Mayor

Herdade da Argamassas, 7370-171 Campo Maior, Portugal

www.adegamayor.pt

COORDENADAS GPS: N39° 2′ 59.705” W7° 5′ 40.534”

1 Comentários

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *