O Porto Pelos Nossos Pés

Podíamos ir ao Porto todos os fins-de-semana que tínhamos sempre algo novo a descobrir. E que melhor maneira para conhecer a cidade…ir de comboio e sair na Estação de S. Bento, uma das mais belas do mundo. É só escolher para que lado seguir a pé. Há quem goste de fazer caminhadas na praia…nós gostamos de fazer caminhadas na cidade!

Em dia de manifestação, depois dos compromissos cívicos, seguimos rumo a manifestações mais culturais. A pé subimos a rua da Picaria, uma das ruas do Porto de que mais gostamos, pela sua história. Rua que viu nascer e viver Franscisco Sá Carneiro…povoada de carpintarias e marcenarias…uma “rua com alma de madeira”…em que se espera ver a espreitar o Pinóquio e o Gepetto naquelas portas abertas.

rua-picaria-bebespontocomes-portobagus-bebespontocomes-porto

Primeira paragem na Bagus, Mercearia de Venda de Produtos Gourmet e Biológicos, Workshops e Degustações. Deixámo-nos seduzir por umas pipocas Casa Grande com chocolate preto e um lindo Brincavento. Depois de uma conversa agradável e a promessa de voltarmos para um workshop, saímos para entrar na porta ao lado…

Segunda paragem, na Matéria Prima – Records & Magazines – e na Galeria Dama Aflita. Por ali ficamos um pouco, a descobrir, admirar e conhecer.

Seguimos caminho pela José Falcão até à Praça Guilherme Gomes Fernandes, resitimos à Leitaria, e vamos em direcção à Praça Carlos Alberto e ao seu Mercado Porto Belo, que se realiza aos Sábados, a partir das 12h. Namoramos as antiguidades, a roupa vintage, o artesanato…e os nossos olhos ficam nas máquinas de escrever antigas…Como não vamos comprar, viramos a cabecita e o que vemos…? Mojitos! Não é possível…!! Vamos buscar dois, sem álcool, é verdade, para retemperarmos as forças. Sentamo-nos no meio da Praça…instalados numas espreguiçadeiras vermelhas que estão lá para esse efeito. O que é novidade para nós não o é para nuestros hermanos, instalados antes de nós, animados e barulhentos como só eles…acho que eles também gostam deste Porto.

mojitos-bebespontocomes-porto-belobebespontocomes-porto-belo-a-pe

O mojito acabando está na hora de avançar até Miguel Bombarda, para as Inaugurações Simultâneas – núcleo cultural/movimento que organiza na zona e em algumas artérias adjacentes a inauguração simultânea de “exposições de artistas plásticos nacionais e internacionais. A proximidade de todas as galerias, constitui um enorme pólo de atracção para os amantes das artes que, têm assim, a oportunidade de, numa única visita contemplarem diferentes propostas artísticas”

Por Miguel Bombarda entramos em todos os espaços, são várias as manifestações artísticas, de umas gostamos mais do que de outras, mas a maior parte não é para os nossos bolsos.
Onde conseguimos comprar algo é no Centro Comercial Bombarda, deixamo-nos levar por uma gravata vintage e uns óculos de Sol…Somos especialmente fãs da Ó!Galeria, da Águas Furtadas e da Piurra.

ogaleria-bebespontocomes-porto-miguel-bombardabrigadeiro-nacional-bebespontocomes

E encontramos a sobremesa perfeita para o dia…Brigadeiro Nacional…aprovados por todos e votados os sabores favoritos, limão e canela…ai que delícia pequena, gulosa e luxuosa..sabe a pecado!

Cansados de tanto andar a pé, chega a hora de jantar. Mesa reservada na Pensão Favorita, um Design Hotel familiar. Descansamos um pouco nos sofás da sala comum, como em casa, e depois descemos. Partilhamos o jantar com a companhia de uns amigos o que torna tudo ainda melhor…ou não tão bom quando se tem de dividir aquela “bôla” de azeitona e cogumelos!

favorita1-bebespontocomesfavorita4-bebespontocomesfavorita3-bebespontocomes

Jantar cinco estrelas…o polvo, o pato e o porco preto…acompanhado de Parolo Douro Tinto, e da simpatia de quem nos recebeu e tudo fez para nos sentirmos bem!

Final de noite e ainda deu para esticar no Gin Club e no Baixa, antes de apanhar o último comboio de volta.

Ficaram cansados?

1 Comentários

  1. Como sempre adorei!!!! Já tenho uma agenda cheia com as tuas sugestões agora e só arranjar tempo para as concretizar. Gostei de viajar com vocês pelo Porto! Beijocas Carla

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *