O Folhado e o Alvarinho

o-folhado-e-o-alvarinho-quinta-aveleda-receita-bebespontocomes

Aveleda Alvarinho

Branco Verde 2012
12,5% Vol.

Nem todos os fins-de-semana são de rua. Faz parte ficar um pouco em casa, e sabe bem. Este foi de ventania, e portanto uma boa opção! Mas não deixámos de aproveitar…

Depois das arrumações, das limpezas e do trabalho para o blogue, namorar soube ainda melhor… um jantar especial, um vinho…   Folhado de Carne com Cogumelos… (porque o especial não significa necessariamente muito elaborado!).

aveleda-alvarinho-bebespontocomes

Ingredientes (2 pax):

. 150g de sobras de carne assada picada
. 100g de cogumelos frescos
. 1 cebola pequena
. 2 dentes de alho
. sal e pimenta q.b.
. 1 colher de sopa de azeite
. 1 placa retangular de massa folhada
. 1 gema de ovo para pincelar
. sementes de sésamo para polvilhar (opcional)

Preparação:

Picar a cebola e os dentes de alho e levar a refogar no azeite. Entretanto lavar e cortar os cogumelos em lâminas e juntá-los ao refogado. Deixar cozinhar e temperar sal e pimenta. Juntar a carne e  envolver bem. Deixar depois o recheio arrefecer completamente. Entretanto cortar a massa folhada ao meio, no sentido do comprimento de modo a obter dois retângulos. Colocar metade da massa num tabuleiro que vá ao forno e rechear com a mistura de carne e cogumelos completamente arrefecida. Cubrir com a restante massa folhada e colar bem as pontas da massa. Fazer uns cortes na superfície para libertar o vapor durante o processo de cozedura e pincele com a gema de ovo. Polvilhar o folhado com as sementes de sésamo e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC até a massa estar folhada e dourada. Receita original byAs Minhas Receitas

Servimos com uns bróculos cozidos e acompanhámos com Aveleda Alvarinho Colheita Seleccionada 2012… em homenagem à Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço à qual não pudemos ir. A banda sonora “The only way is up“… quem se lembra?

A Quinta da Aveleda é um nome que todos conhecemos, mas há anos que não bebíamos um vinho deles. Um reencontro com a marca e a “rainha” das castas brancas portuguesas, e para o melhor descrever escolhemos este poema:

“Vendo-os assim tão pertinho
A Galiza mail’o Minho
são como dois namorados
Que o rio traz separados
Quase desde o nascimento!
Deixa-los, pois, namorar,
Já que os paes para casar
Lhes não dão consentimento”

alvarinho-aveleda-bebespontocomes
INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: citrina com aspeto límpido e brilhante
Aroma: aromas cítricos, uma leve sensação de fruta
Final de Prova: final de boca elegante e persistente

Castas
Alvarinho

www.aveleda.pt

Preço: 4,99€
@Jumbo/Aveiro

P.S. Entretanto encontrámos esta harmonização com o vinho selecionado para quem for mais corajoso e quiser experimentar as receitas dos chefes Dalila e Renato Cunha do Restaurante Ferrugem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *