Lote Especial
Bebes.Comes 30/08/2013

Caves São João / Lote Especial

Tinto Bairrada 2010
14% Vol.

Na nossa garrafeira duas referências são residentes, Caves São João Tinto e Quinta do Poço do Lobo. Para honrarmos as nossas raízes bairradinas? Um pouco sim, mas essencialmente porque gostamos.

Em férias, fomos conhecer aquela que é hoje a empresa familiar vinícola mais antiga ainda em actividade no concelho de Anadia, criada com o nome Sociedade dos Vinhos Irmãos Unidos Lda, e fundada em 1920. Um breve passeio pela história das Caves, e no fundo a nossa própria História. Uma descoberta… tesouros preciosos guardados desde a década de 60… falamos de vinho, claro… e que podem ser adquiridos por qualquer pessoa que se desloque às Caves.

caves-sao-joao-lote-especial-1-bebespontocomescaves-sao-joao-lote-especial-4-bebespontocomescaves-sao-joao-lote-especial-6-bebespontocomescaves-sao-joao-irmaos-unidos-cartaz-vintage-lote-especial-bebespontocomescaves-sao-joao-lote-especial-2-bebespontocomescaves-sao-joao-lote-especial-5-bebespontocomescaves-sao-joao-espumante-bruto-rose-2012-lote-especial-bebespontocomes

Antiguidades e relíquias à parte, a verdade é que as Caves foram renovadas, com muito investimento, com uma enologia reformulada e uma clara orientação para a qualidade. E os preços são razoáveis, obrigada! No fim da visita, a história dos rótulos prendeu a nossa atenção…com uma imagem actual sem nada a apontar, fica no entanto a saudade dos rótulos de papel revestidos a cortiça natural. Um brinde ao saudosismo, em dia de calor, com uma novidade da casa o Caves São João Espumante Rosé Bruto 2012.

caves-sao-joao-lote-especial-3-bebespontocomes


Em casa, para jantar e finalizar o dia em grande, abrimos uma garrafa que tinhamos e aguardava o seu momento…


o Caves São João Lote Especial 2010. Um vinho guloso que acompanhou um Caldo Verde e uma Bôla de Leitão. E podem mesmo ficar com água na boca, porque este jantar e esta harmonização foi mesmo…especial! Assim como a nossa conversa, o roteiro de mais um passeio pelo nosso Portugal.

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: rubi opaca
Aroma: intenso e complexo, com notas de groselhas, amoras e barrica de carvalho
Paladar: estruturado e fresco
Final de Prova: persistente

Castas
Baga (20%), Touriga Nacional (30%), Syrah (40%) e Cabernet Sauvignon (10%)

Preço: 6,65€


Caves São João

São João da Azenha, 3780-351 Avelãs de Caminho, Portugal

www.cavessaojoao.com

COORDENADAS GPS: N40.495199 O-8.453719

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *