Os Conjurados
Bebes.Comes 19/09/2013

Quem passa por Vila Viçosa e não pára para um repasto na Taverna dos Conjurados comete um erro crasso! Perde muitas delícias, lições de História e uma amizade. Ou também se pode dizer…big mistake! Normalmente, passamos lá uma vez por ano, o suficiente para “matar” as saudades, mas o insuficiente para provarmos tudo o que gostaríamos…!


O Espaço.

Conjurados? O nome pelo qual ficou conhecido o grupo dos 40 homens que fizeram parte do grupo nacionalista português, nascido clandestinamente durante o domínio Filipino, com o objectivo restituir a coroa portuguesa. Conspirações que por acaso não aconteceram propriamente no restaurante, porque este ainda não existia,mas estas paredes têm 500 anos de história e quando lá vamos sentimos um pouco essa aura de conspiração à volta do prato. Abóbadas à vista, paredes de xisto e mármore bravo é assim o restaurante, espaço onde há 400 anos repousava o vinho, e que até já albergou uma cavalariça.

taverna-conjurados-espaco-1-bebespontocomestaverna-conjurados-entrada-bebespontocomestaverna-conjurados-espaco-bebespontocomes


A Comida.

Uma carta de tentações, com produtos da região seleccionados pelo nosso anfitrião…onde são estrelas os pratos de caça, as sopas, os coentros, a hortelã e os poejos!   Em Agosto estivemos lá, e deliciámo-nos assim… para entrada, queijo de cabra aromatizado com framboesa, depois as obrigatórias migas com carne de porco, e para finalizar o manjar celeste… uma das receitas conventuais inspiradas no Real Convento das Chagas ao lado do Paço Ducal.

Para acompanhar a refeição, a mesa ao lado deu-nos o mote… com o calor das noites alentejanas os nossos “vizinhos” pareciam mesmo deliciados com o branco…e foi assim que escolhemos o branco da casa, do ano e da região. A carta de vinhos baseia-se, já se sabe, nas valias do concelho e redondezas, e é organizada por produtor, castas e colheita.

entradas-taverna-conjurados-bebespontocomestaverna-conjurados-vila-vicosa-bebespontocomes-vinhomigas-taverna-conjurados-bebespontocomes


As Pessoas.

O anfitrião, o  Sr. Manuel Camarinhas, trata todos com o mesmo cuidado e simpatia… é um prazer voltar todos os anos e trocar dois dedos de conversa com este senhor… conta-nos histórias sobre as pessoas, os locais, e conhece os produtos regionais e agrícolas desta zona como ninguém.

Todos carregamos a nossa história… e esta casa, definitivamente, já faz parte da nossa.


Taverna dos Conjurados

Largo 25 de Abril, nº 12, 7160-255 Vila Viçosa, Portugal

www.facebook.com/Tavernadosconjurados

COORDENADAS GPS: N38° 46′ 54.861” W7° 25′ 10.899”

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *