Super Harmonização
Bebes.Comes 10/12/2013
Alguns já conhecem ou terão ouvido falar dos Chefes Dalila e Renato Cunha, do Restaurante Ferrugem, outros talvez não… Enquanto não temos o prazer de conhecer o seu restaurante em Famalicão, “acertámos na mouche” quando escolhemos a “prova” que íamos fazer no Essência do Gourmet Natal – Palácio da Bolsa/ Porto.


SUPER HARMONIZAÇÕES


Chefe RENATO CUNHA Ferrugem
Beer Sommelier ANA OSÓRIO E EQUIPA Unicer

A implementar a categoria cervejeira (para além do espírito da cerveja com o tremoço…!), os mestres cervejeiros da Super Bock recuperam uma antiga tradição belga e apresentam a Selecção 1927 Belgian Christmas Ale, ideal para acompanhar a gastronomia desta época e os sabores de Natal. Nasceram também assim estas  “Super Harmonizações”, pensadas para aliar a criatividade de grandes chefes às cervejas artesanais Super Bock Selecção 1927. Neste dia, o Chefe Renato Cunha preparou-nos duas delícias… uma Super Harmonização, cujos passos vos deixamos aqui!

4-super-harmonizacao-ferrugem-superbock-bebespontocomes5-super-harmonizacoes-ferrugem-superbock-bebespontocomes6-super-harmonizacoes-renato-cunha-superbock-bebespontocomes


O prego de porco preto alentejano em bolo rei…com compota de cebola!

Consiste “basicamente”… (nada é básico quando criado por um Chefe deste gabarito!):
– Pãezinhos de Natal feitos com a receita de Bolo Rei clássica;
– Lombo de porco alentejano marinado em vinho branco, azeite, sal, pimentão, alho, louro… e frito com gordura de rabo de boi estufado;
– Compota de cebola: cebola, açúcar, vinagre, mostarda, muito tempo e muito lume brando!

A servir pela ordem o Pão / o Lombo / a Compota/ a Flor de Sal   Porque é um “snack”, embora não um qualquer, desde logo uma escolha certeira para acompanhar a cerveja… o sabor dos frutos secos e frutas cristalizadas, do brioche com o salgado, traduziu-se numa harmonização muito interessante, como que um enaltecer alternado da comida e da bebida.


A Mousse de Pudim Abade de Priscos

A receita original do pudim… com muita gema, açúcar, casca de limão, canela, vinho do Porto e toucinho fumado… que depois vai à bimby e ao sifão de cozinha.

O chefe serviu esta “bomba” deliciosa no famoso copo de gelo do Ferrugem, com micro verdes coentros, raspas de laranja e geleia de casca de laranja de Ermelo. A esta altura já não conseguíamos ouvir com a devida atenção as explicações do Chefe, nem tirar apontamentos, já estávamos a babar e à espera para provar… A harmonização com a cerveja resultou espantosamente bem, perfeita, a perdurar na boca a doçura da sobremesa e da cerveja.

9-renato-cunha-restaurante-ferrugem-super-harmonizacoes-superbock-bebespontocomes8-super-harmonizacoes-superbock-bebespontocomes3-superbock-seleccao-1927-belgian-christmas-ale-bebespontocomes


Um Final Feliz… Prazeres Natalícios a triplicar… pelo que bebemos, pelo que comemos e por quem conhecemos!


Nota: A todos recomendamos que estejam atentos a estes eventos, que proporcionam experiências diferentes e momentos únicos, muitas vezes difíceis de termos acesso de outra forma. O bilhete, comprado no dia, para o Essência do Gourmet Natal era de 10€, mas são vários os passatempos que a Essência do Vinho costuma fazer na sua página de facebook!

cozinho-para-o-povo-rodape-bebespontocomes

2 Comentários

  1. Meu Deus Joaninha quando fores a uma coisa destas tens que me dizer….que delicia. Como sempre adorei a descrição ….até consegui sentir o cheirinho. Sim, tinhas razão é a minha cara.

    1. Carla, sempre publicitamos os eventos mais interessantes no facebook . Mas a verdade, é que se soubessemos que ia ser assim tão delicioso te tínhamos convidado!Obrigada pelas tuas palavras 🙂

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *