O Santo e o Vinho
Bebes.Comes 13/01/2014

Colecção Privada DSF

Rosé Península de Setúbal 2012
12,5% Vol.

Quem nunca atirou a primeira cavaca que se acuse…

É assim a tradição da Beira-Mar, em honra de S. Gonçalinho, e nós fomos logo no primeiro dia. Este ano, em modo roteiro completo, começámos pelas tradições gastronómicas no Restaurante Palhuça, onde nos deliciámos com umas enguias fritas e uma caldeirada das mesmas…  O restaurante encheu-se de convivas e de cantorias antes da missa…

restaurante-palhuca-santo-vinho-bebespontocomesmordomas-sao-goncalinho-santo-vinho-bebespontocomesenguias-caldeirada-santo-vinho-bebespontocomesfesta-sao-goncalinho-santo-vinho-bebespontocomesapanha-cavacas-santo-vinho-bebespontocomesigreja-sao-goncalinho-santo-vinho-bebespontocomessanto-vinho-sao-goncalinho-bebespontocomes


Ele é nosso padroeiro / O santo mais milagreiro“.


Os segredos desta Caldeirada de Enguias à moda de Aveiro… o famoso “pó de enguias“, constituído de açafrão amarelo e pimenta, e o “unto de pão velho“, a gordura do porco… que lhe vão dar a cor e o sabor característico… e que fazem com que até uma simples batata da caldeirada seja deliciosa!

Toca o sino… hora de lançar cavacas… e de as apanhar, nós não somos diferentes. São muitos os que se juntam para apanhar as cavacas que são lançadas do alto da capela. Os profissionais vão munidos de guarda-chuvas virados ao contrário e redes, e depois há os que, como nós, as apanham à mão na brincadeira…ou as que caem pelo chão…sim, é verdade também já comemos cavacas que caíram ao chão! Apesar dos concertos e da animação nos bares… preferimos ficar pela zona da capela, andamos um pouco por ali, encontramos conhecidos e ficamos à conversa. Novos ou velhos, afinal estão lá todos e todos se conhecem…

Em casa, para acompanhar a doçaria das festas, as cavacas e os bolos de gema, abrimos um Moscatel Roxo Rosé 2012. Podia ter sido outro qualquer, mais clássico para honrar o Santo, mas era este que queríamos provar. E não deixam de ser muitos os paralelismos a fazer a ligação entre este vinho e o nosso santinho… singular, de uma casta nobre mas pouco comum… simples, para ser apreciado singularmente… por último, com uma linda cor de romance, ou não fosse este um Santo casamenteiro!

moscatel-roxo-vinho-bebespontocomes

Nota: A festa em honra de S. Gonçalinho, realiza-se em Aveiro. O Santo terá nascido em 1190, perto de Guimarães, ganhando fama de santo casamenteiro quando pregava na freguesia da Aboadela do Marão onde, como bom pároco que era, queria sacramentar os casais que viviam em situação imoral. O seu culto expandiu-se, tendo chegado a Aveiro, mais precisamente ao bairro da Beira-Mar onde lhe é atribuído o poder de curandeiro em doenças ósseas e na resolução de problemas conjugais.

Durante os dias de festa pagam-se promessas, atirando cavacas doces do cimo da capela, enquanto cá em baixo muitos as tentam apanhar. As cavacas são doces cobertos de açúcar, e podem ser redondas e relativamente moles, ou alongadas e duras. O lançamento das cavacas terá uma origem simbólica, representando o pão atirado aos pobres pelo santo. E outra origem mais lendária que se relaciona com os cavacos, nome dado a pedaços de madeira que eram usados para serem queimados no local onde hoje é a capela e que serviam como farol. Por isso o nome cavacas e a razão de serem tão duras!

moscatel-roxo-jmf-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: salmão claro
Aroma: frutos tropicais, litchias e rosas
Sabor: frutado e com boa acidez
Final de Prova: médio

Castas
Moscatel Roxo

www.jmf.pt

Preço: 8,99€ [s/promoção 10.99€]


Palhuça

Rua de António Rodrigues, nº28,  3800-102 Aveiro, Portugal
COORDENADAS GPS: N40° 38′ 36.679” W8° 39′ 18.183”

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *