Oxalá
Bebes.Comes 17/03/2014

Xaino

Tinto Douro 2011
14,5% Vol.

Um dia não são dias… e há dias assim… de celebração! Foi o que fizemos numa noite bem passada no Restaurante Oxalá, em Ovar. Um espaço de referência, para ser apreciado com tempo.

É sempre bom sermos bem recebidos… se for com um flûte de espumante melhor ainda… é o caso deste espaço, em que antes de subirmos à sala de jantar somos brindados com presunto cortado no momento, queijo da ilha, outros petiscos e sobretudo muita animação. Atenção, os anfitriões gostam de pregar partidas a quem os visita… que não vos podemos contar, para não estragar o efeito surpresa!

Existe ainda a possibilidade de visitar a recentemente inaugurada adega, um tesouro aos olhos de qualquer winelover. Nós ficámos um pouco de tempo perdidos por ali, a tirar fotos, a espreitar referências e a sonhar…

Para a refeição uma das especialidades, Miminhos à Oxalá, e a acompanhar aceitámos a sugestão da casa na escolha do vinho, uma vez que também já tínhamos alguma curiosidade em experimentar este Xaino do Douro. Xaino é a principal referência da Quinta Vale d”Aldeia, um grande projecto vitivinícola de dois irmãos na Meda, Douro Superior. O nome foi buscar inspiração a um termo maçónico popular no século XIV que significava “vinho”.


Uma boa companhia para uma refeição romântica, como se pretendia…


oxala-restaurante-bebespontocomesoxala-espumante-xaino-bebespontocomesoxala-garrafeira-bebespontocomesoxala-xaino-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: vermelha intensa e profunda
Aroma: frutado, com notas de frutos silvestres, cerejas pretas e especiarias
Sabor: concentrado, boa acidez
Final de Prova: taninos suaves e final longo

Castas
Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Sousão e Tinta Amarela

www.quintavaledaldeia.com


Oxalá

Rua Colares Pinto Carregal Sul,  3880-130 Ovar, Portugal

www.facebook.com/oxalarestaurante

COORDENADAS GPS: N40° 50′ 36.474” W8° 39′ 47.514”

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *