Les enfants terribles
Bebes.Comes 30/03/2014

Condessa de Santar

Branco Dão 2011
13,5% Vol.

Somos insistentemente criticados, e bem, por bebermos os vinhos demasiado jovens. E usa-se uma palavra terrível para o descrever… Infanticídio!

Será este “erro” característico ele próprio da idade não dos vinhos mas de quem os bebe? Deve ser, se pensarmos bem… quantos jovens de 20 anos, imaginemos, é que vemos a beber vinho e muito menos a comprá-lo para guardar! Esse estado de paciência e de procura pela excelência vem, também, com a idade…


…um consumo imediato vs um consumo qualitativo?


condessa-santar-2011-les-enfants-terribles-bebespontocomes

Se na verdade não são todos os vinhos que melhoram com a idade, e a maior parte pelas suas características deve ser bebido jovem, outros há em que o potencial de guarda permite que o vinho envelheça em garrafa adquirindo mais… não diríamos qualidade, mas sim interesse.

Seria o caso deste Condessa de Santar Branco 2011, mas nós ceifámos a sua jovem vida neste dia… Porquê? Porque sim, porque queríamos bebê-lo, e não só… após termos provado o Condessa de Santar Branco 2006 ansiávamos também por o poder apresentar, aqui! A casar vinhos com pratos… o que já não é novidade… preparámos para este vinho especial, elaborado maioritariamente a partir da casta Encruzado, uma massada de peixe e marisco em modo light.


Receita:

Um simples refogado de cebola, tomate, pimento, alho e uns caules de salsa/coentros, onde se estufa o peixe, e se retira depois para colocamos o resto da água para cozermos a massa. Quando esta estiver quase cozida rectificam-se os temperos, põe-se o peixe e salpica-se com uns coentros ou salsa cortada na hora.

A lembrar-nos que nem só de sumos detox se fazem as boas dietas… e que é possível seguir um regime mais saudável com sabor… abençoada Dieta Mediterrânica! Em relação ao vinho, não façam isto em casa… deixem os jovens promissores em estágio por uns tempos, porque aí o prazer será ainda maior.


Quanto a nós, será que temos emenda? Ou seremos sempre uns enfants terribles?


les-enfants-terribles-condessa-santar-branco-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: citrina
Aroma: especiarias, casca de laranja, maçã e coco
Sabor: untuoso com uma estrutura bem equilibrada
Final de Prova: frescura duradoura e persistente

Castas
Cerceal, Encruzado e Arinto

www.pacodesantar.pt

Preço: 19,50€ 

Nota: Datado de 1609, este local de belos jardins românticos reúne 400 anos de história.A sua arquitectura e o seu valioso espólio de peças decorativas, arte e mobiliário, são a representação do ambiente histórico, e foram cuidadosamente preservados. Situado na vila de Santar, o Paço dos Cunhas de Santar é património histórico de Portugal, mantendo viva todas as suas raízes históricas, nomeadamente o vinho das suas preciosas vinhas.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *