O Arraial
Bebes.Comes 04/07/2014

FSF 2011 / Fernando Soares Franco

Tinto Península de Setúbal 2011 
14% Vol.

Em dia de férias rumámos a Azeitão para o Arraial Comemorativo dos 180 anos da José Maria da Fonseca! Alguns quilómetros, é verdade, mas não foram “chorados”… antes da festa propriamente dita aproveitámos para passear a pé por Vila Nogueira de Azeitão. Para além de passarmos boa parte da tarde a consolarmo-nos com as famosas Tortas de Azeitão e a beber Moscatel de Setúbal, tivemos ainda tempo para visitar a Casa – Museu da José Maria da Fonseca. Construída no século XIX, com uns jardins uma fachada lindíssima, que é desde logo uma das imagens de marca da própria José Maria da Fonseca.


A Visita

Iniciámos a visita com uma breve explicação sobre a História da empresa e seus fundadores, e seguimos para outra história muito ao nosso gosto… em jeito de lenda e romance… a do Moscatel Torna Viagem. Descoberto de forma empírica pela empresa José Maria da Fonseca há mais de um século, por coincidência…

Na altura, era prática comum enviar vinhos pelos comandantes dos veleiros na esperança que estes os conseguissem vender, mas como nem sempre isso acontecia, no regresso a Portugal, e depois de uma viagem de muitos meses, algum vinho terminava devolvido à casa mãe. Na viagem, atravessavam a linha do Equador por mais que uma vez, e sofriam as tormentas que uma viagem destas acarreta – mudanças bruscas de temperatura, o balanço do mar, a salinidade – e pouco recomendáveis para qualquer vinho do mundo. Para grande surpresa, os vinhos que retornavam a Setúbal depois destas viagens, apresentavam uma qualidade superior à que tinham no momento do embarque… parecia que todas as condições atrás descritas melhoravam o vinho.

A experiência já voltou a ser feita, em 2000, através de uma viagem comemorativa dos 500 anos do “Descobrimento do Brasil”, embarcando o Moscatel de Setúbal da colheita de 1984 a bordo do Navio Escola Sagres. Desta vez, a José Maria da Fonseca decidiu conservar alguns cascos do mesmo vinho na adega de Azeitão, como testemunho das variações sofridas por este Moscatel Torna Viagem. A experiência foi tão bem sucedida que a viagem já foi recriada mais vezes, sempre no Navio Escola Sagres, com a novidade de terem sido embarcadas pipas de Moscatel de Setúbal e de Moscatel de Setúbal Roxo, permitindo ampliar o grau de conhecimentos e experiências. Há a expectativa de que um dia estes vinhos sejam engarrafados e colocados no mercado, em prol dos apaixonados pelo Moscatel de Setúbal e sobretudo para os que, como nós, adorariam ter um testemunho destas viagens…!

Seguiu-se a visita às antigas Adegas: a Adega da Mata e a Adega dos Teares Novos, onde estagia, entre outros, o vinho Periquita, e a Adega dos Teares Velhos, onde repousam os antigos Moscatéis de Setúbal, alguns dos quais relíquias com mais de 100 anos. No final é oferecida uma prova, e ficámos deveras impressionados com a escolha dos vinhos! Não somos especialistas, mas somos experimentalistas… fazemos várias visitas por ano!!… e com “tristeza” temos verificado serem muitas as Adegas/Empresas que optam por dar à prova os seus vinhos mais baixa gama, que a maior parte das vezes não são minimamente representativos da casa que visitamos, e algumas vezes nem o seu nome têm no rótulo…

Pois aqui fomos brindados com o Hexagon, o vinho “topo de gama” da José Maria da Fonseca, desenvolvido pelo enólogo Domingos Soares Franco, um grande vinho português ao melhor estilo e nível internacional, e o Moscatel de Setúbal Colecção Privada Domingos Soares Franco.

fachada-jose-maria-da-fonseca-edificio-azeitao-jmf-bebespontocomescastelao-jardim-jose-maria-fonseca-azeitao-setubal-enoturismo-bebespontocomesadega-jmf-periquita-jose-maria-fonseca-setubal-azeitao-bebespontocomesvisita-adega-periquita-jose-maria-fonseca-jmf-azeitao-setubal-bebespontocomesadega-coleccao-privada-moscatel-setubal-azeitao-enoturismo-jose-maria-fonseca-jmf-bebespontocomescandeeiro-jmf-jose-maria-fonseca-enoturismo-bebespontocomesperiquita-setubal-jose-maria-fonseca-bebespontocomeshexagon-jmf-vinho-jose-maria-fonseca-setubal-prova-enoturismo-bebespontocomes


O Arraial

“A sardinha estava boa mas o vinho melhor!”  

Grande festa de comemoração dos 180 anos da José Maria da Fonseca, nesse dia todos os caminhos iam dar ao Largo do Rossio, em Vila Nogueira de Azeitão. Não faltou nada… tasquinhas, decoração à maneira, sardinhas, bifanas, caldo verde… e até música para o bailarico, pelo Grupo de Baile de Azeitão, a banda da terra. Tudo era gratuito, tirando o vinho, em que se tinha de pagar 0,50 cêntimos, mas cujo valor  revertia para a Santa Casa da Misericórdia de Azeitão.

Mas o que mais saltou à vista foi a forma como esta família extraordinária decidiu festejar os seus 180 anos, junto da sua comunidade e para a sua comunidade, proporcionando aos azeitonenses uma grande festa, e partilhando com eles, e com os outros, este momento das suas vidas. Não é por acaso que são tão amados pela comunidade, nós estávamos lá e testemunhámos bem isso! Todos os membros da família vestiram literalmente a t-shirt da casa, e era vê-los andarem por lá entre as tasquinhas e o baile, misturados no meio dos seus.

manjerico-arraial-180-anos-aniversario-jose-maria-fonseca-azeitao-bebespontocomesarraial-aniversario-180-anos-azeitao-jmf-bebespontocomescolorido-arraial-jmf-azeitao-jose-maria-fonseca-bebespontocomesmusica-arraial-azeitao-jmf-bebespontocomesanimacao-arraial-jmf-bebespontocomessardinha-arraial-azeitao-aniversario-jose-maria-fonseca-bebespontocomesvinhos-periquita-bse-jmf-arraial-180-anos-bebespontocomessopa-arraial-azeitao-jmf-bebespontocomesarraial-noite-baile-azeitao-aniversario-jose-maria-fonseca-bebespontocomesnoite-arraial-aniversario-jose-maria-fonseca-180-anos-azeitao-bebespontocomes


O Vinho

Para a ocasião, e porque era dia de festa, abrimos uma referência também especial, o FSF 2011, uma homenagem a Fernando Soares Franco, pai dos actuais presidente e vice-presidente da empresa. Num estilo moderno e internacional, com as castas preferidas deste inovador, e que é só produzido em anos de destacada qualidade e em quantidades limitadas.

E foi assim a nossa companhia para o bailarico, nesta noite de verão, com uma frescura agradável como o a do vinho…

vinho-setubal-fsf-2011-jmf-josemariadafonseca-arraial-180-anos-aniversario-azeitao-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: rubi muito carregado
Aroma: mineral, chocolate, violetas, menta, madeira, frutos pretos
Sabor: boa fruta, complexo, cheio, equilibrado, taninos presentes mas macios
Final de Prova: muito longo

Castas
Syrah (79%), Trincadeira (17,3%) e Tannat (3,7%)

Preço: 30,00€

Visita: 3,00€


José Maria da Fonseca

Quinta da Bassaqueira – Estrada Nacional 10, 2925-542  Vila Nogueira de Azeitão, Portugal

www.jmf.pt

COORDENADAS GPS: N38º 31’ 04.91” W9º 00’ 56.24”

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *