Acto de Contrição

E porque um dia tínhamos confessado ao Paulo Nunes (enólogo da Casa de Saima) a nossa curiosidade em conhecer melhor o projecto Saima, ele teve a simpatia de nos convidar, juntamente com outros amigos interessados, para um jantar que coincidiu com o 2º Encontro com o Vinho e Sabores da Bairrada.

Uma prova vertical, numa casa histórica, que resultou num Acto de Contrição sob vários aspectos…

Há muito afastados da Bairrada, esta prova fez-nos questionar o Porquê. Com as nossas origens familiares na região, anos sucessivos de natais, páscoas e finados, porque deixámos de nos sentir em casa? Só vemos dois motivos.

O primeiro é o facto de a Bairrada não ter só vinhos e leitão… tem feitios, modos de ser e de estar que, como a baga, muitas vezes afastam as pessoas…

O segundo, e o mais importante, é a falta que nos fazem os nossos avós. É difícil viver a Bairrada sem eles, para nós a Bairrada eram eles…

Só que neste dia, nesta verdadeira casa bairradina, sentimo-nos em família, reencontrámos sabores e até uma “baga bonita” (expressão com direitos de autor – Elias Macovela – “bagalover“), fizemos as pazes com os vinhos, e o resto vem por acréscimo.

Mais uma vez o vinho como uma partilha de emoções para pessoas que o “vivem”! Com e sem aspas!

E falando da prova em concreto, esta vertical de brancos e tintos, que incluiu todos os Garrafeiras de Saima, não deixou nenhum dos presentes indiferentes. Seria quase impossível a escolha de um único ano de ouro… em todos as cores eram fabulosas e de uma frescura que não têm muitos vinhos recentes!

Brancos:

(sempre das castas Bical e Maria Gomes)
. 1990
1993
1995
. 1996
. 2008

Tintos:

. 1987
1990
1991
. 1995 Reserva
. 1995 Vinha da Corga
. 1997
1997 Garrafeira
2001 Garrafeira
. 2008 Casa de Saima Garrafeira Baga
. Casa de Saima Grande Reserva Baga Vinha da Corga

O título deste post poderia ser “Os longos anos de Saima”…!

A comprar? Casa de Saima Garrafeira Baga 2008.

paulo-nunes-vinho-casa-saima-bairrada-bebespontocomesprova-vinho-casa-saima-bairrada-bebespontocomesvinho-bairrada-casa-saima-sangalhos-reserva-garrafeira-bebespontocomesvinhos-casa-saima-sangalhos-bairrada-bebespontocomesvinho-adega-casa-saima-bairrada-sangalhos-bebespontocomeselementos-prova-adega-casa-saima-sangalhos-bairrada-vinho-bebespontocomesadega-casa-saima-sangalhos-bairrada-prova-bebespontocomes

Casa de Saima

Rua de Saima, Sangalhos 3780 – 102 Anadia, Portugal

www.casadesaima.com

COORDENADAS GPS: N40° 29′ 25.655” W8° 28′ 45.2”

2 Comentários

  1. Olá,
    Também tive muito gosto em partilhar essa magnífica noite convosco! Os vinhos eram excelentes, concordo quando dizem que é difícil escolher ou classificar qualquer um deles.
    Aproveito ainda o vosso espaço para agradecer a Casa de Saima a noite que nos proporcionou e ao Paulo Nunes os vinhos que nos deu a provar.
    Abraços,
    Elias Macovela

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *