Outono em Santar
Bebes.Comes 15/12/2014

Outono de Santar

Colheita Tardia Dão 2011
12,5% Vol.

“Outono sisudo, recolhe tudo”


Uma das menos amadas estações do ano… porque baixa a temperatura, porque cai a folha, porque muda a hora e porque traz consigo uma série de simbolismos menos felizes… é no entanto riquíssima em cores, sabores, texturas e até provérbios.

Passeámos, sentimos e provámos o Outono nas vinhas, bem como o seu resultado em forma de Colheita Tardia.


Colheita Tardia

Produzida a partir das uvas de uma vindima tardia, as que ficam nas videiras após a data ideal de colheita, quando as folhas já mudaram de cor. A uva desidrata, começa a secar e engelhar dando-se a passificação, e o consequente aumento da concentração de açúcar. Após as primeiras chuvas, começam a desenvolver-se bolores… e quem diria que a podridão pode ser algo nobre nos vinhos?!… que podem originar aromas agradáveis e característicos. O método mais tradicional de produzir estes vinhos de colheita tardia, é alias este, que tira partido da chamada “podridão nobre” e do fungo “botrytis cinerea“, que se desenvolve em climas húmidos, resultando na desidratação das uvas.


São geralmente vinhos doces, indicados para acompanhar a sobremesa, mas para quem aprecia podem eles próprios ser a sobremesa! Deliciosos para acompanhar a fruta no final da refeição, ou ideais para adoçar a boca à sogra!


Neste caso, a Casa de Santar escolheu a tradicional casta do Dão, o Encruzado, para a sua vindima tardia. Engarrafado apenas em anos de excepcional qualidade, com estágio de 12 meses em barrica de carvalho francês, é um vinho de uma bonita cor dourada, complexidade aromática e riqueza na boca.

Com um sabor algo untuoso, entra na boca com doçura e mantém-se persistente, mas com frescura e equilíbrio.

vinha-viseu-santar-dao-bebespontocomescasa-santar-vinhas-dao-viseu-bebespontocomesvinha-casa-santar-colheita-tardia-outono-bebespontocomesprova-vinho-vinha-colheita-tardia-outono-santar-daosul-bebespontocomesvinhas-casa-santar-dao-encruzado-outono-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: palha dourada
Aroma: musgo, frutos secos, avelãs, melaço
Sabor: doce, mas equilibrado com notas citrinas e frescas, de casca de laranja
Final de Prova: acidez limonada

Castas
Encruzado

www.globalwines.pt

Preço: 6,80€ 

SERVIR A 12º

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *