Aliens
Bebes.Comes 08/03/2015

E.T. / Ribeiro Santo

Tinto Dão 2012
14,5% Vol.

Não é novidade que, para onde quer que vamos, nos fazemos quase sempre acompanhar por uma garrafa de vinho… para bebermos sozinhos ou para partilharmos com quem acabamos por conhecer nas nossas aventuras. O vinho, para além de todas as suas famosas e apreciadas características, é sempre um meio fantástico para quebrar o gelo, originar conversas, juntar as pessoas e fazer novos amigos… tais as emoções que envolve!


Claro que, para algumas pessoas, somos um pouco fora deste planeta. Aliens.


Levar para o Porto um vinho do Dão, e logo chamado E.T. é de facto algo fora do comum, mas uma aposta ganhadora… porque foi tão simples despertar a curiosidade de quem nos rodeava… funcionários e hóspedes da Guesthouse não se vão esquecer. Há sempre quem olhe mas não comente, quem faça perguntas, quem queira provar… neste caso, imaginamos os estrangeiros que estavam presentes neste dia, num qualquer restaurante a pedir este vinho para beber!

O nome do vinho, está muito bem conseguido. E.T. Encruzado e Touriga Nacional. Criado com base na memória de vinhos produzidos na região do Dão provenientes de vinhas com mistura de castas, em que as uvas tintas e brancas eram vinificadas conjuntamente, e originavam vinhos perfumados, macios e que se prolongavam na boca. Estas características estão bem presentes, e nós, que já tivemos oportunidade de o provar várias vezes e com várias pessoas, a solo e à refeição, verificamos que até agora não houve ninguém que não tenha gostado.

guest-house-porto-cale-hostel-vinho-et-2012-ribeiro-santo-dao-carlos-lucas-lucia-freitas-aliens-bebespontocomesquarto-cale-guest-house-porto-hostel-palacio-bolsa-centro-vinho-dao-ribeiro-santo-et-aliens-bebespontocomesescadas-hostel-guest-house-porto-cale-vinho-ribeiro-santo-2012-et-aliens-bebespontocomesquarto-hostel-cale-porto-guest-house-aliens-bebespontocomesvinho-ribeiro-santo-2012-et-encruzado-touriga-nacional-aliens-cale-guest-house-porto-hostel-bebespontocomesvinho-et-ribeiro-santo-dao-wine-cale-guest-house-porto-aliens-bebespontocomeswine-dao-ribeiro-santo-et-2012-carlos-lucas-lucia-freitas-cale-guest-house-porto-hostel-oporto-palacio-bolsa-mercado-ferreira-borges-aliens-bebespontocomes


Um vinho, perdoem-nos o estrangeirismo, “full of joy”! Muito longe dos perfis de vinhos que cansam, este Dão do outro mundo, para além de ser um tinto muito original dá vontade de beber sempre mais um copo.


O nosso cenário, com vista para o Porto, foi uma simpática Guesthouse… o tipo de espaço para o qual escolhemos mais uma palavra inglesa que assenta na perfeição… cosy. A Cale Guest House, localizada no Largo de S. Domingos onde desde o séc. XIV se viu instalado o comércio da cidade, beneficia de uma centralidade única, no coração do centro histórico da cidade. Uma casa reconstruída, repleta de história, que combinando o antigo com o contemporâneo, nos recebe num ambiente acolhedor e confortável. Implantada no Morro da Vitória, oferece aos hóspedes um calmo logradouro, distribuído em decks que ao longo da escarpa vão, progressivamente, proporcionando uma vista cada vez mais encantadora. Choveu durante todo o tempo que por lá estivemos… pelo que nos abrigámos, e bem, pelo interior… onde há sempre uma bolachinha e um chá de canela para reconfortar a alma daquele viajante que não leva consigo uma garrafa de vinho.

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: aberto na cor
Aroma: notas de cereja e especiarias, num fundo bastante mineral
Sabor: sedoso, elegante e perfumado, excelente acidez
Final de Prova: médio

Castas
Encruzado (15%) e Touriga Nacional

Enólogo
Carlos Lucas

www.winemagnum.com

Preço: 41,95€


Cale Guest House

Largo de S. Domingos, 28-30 4050-545 Porto, Portugal

www.caleguesthouse.pt

COORDENADAS GPS: N41° 8′ 34.067” W8° 36′ 55.001”

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *