Carvalhas Vintage Tour

Carvalhas

Branco Douro 2010 
14,5% Vol.

“Diz-me e eu esqueço, ensina-me e talvez me lembre, envolve-me e eu aprendo.”

Benjamim Franklin  

O Cenário

Quinta das Carvalhas. Douro. A “jóia da coroa” da Real Companhia Velha. Propriedade com uma posição predominante na encosta da margem esquerda do Rio Douro no Pinhão, que se estende pelas encostas da margem direita do afluente Rio Torto. Superfície de 600 hectares, que integram 120 hectares de vinha, intercalados por floresta, mato mediterrânico e oliveiras centenárias. Percorremos a sua estrada privada panorâmica que dá acesso até ao cume da montanha, onde se localiza a famosa Casa Redonda. As vistas são deslumbrantes. A 550 metros e com vista de 360º graus.

O nosso Guia e a Vintage Tour  

Pergunta-nos Álvaro Martinho, “Guardião” da maravilhosa Quinta das Carvalhas, quase no início da nossa visita:  

O que é que os turistas ou visitantes querem ver, ou fazer, nas adegas?  

De facto, põe-nos a pensar este técnico de viticultura responsável pelos 600 hectares da Quinta das Carvalhas, enquanto subimos pelas suas encostas para verdadeiramente conhecermos o que bebemos. O ambiente, as plantas e os cheiros fazem-nos esquecer a visita à Adega. Se hoje parece “cliché” dizer que o que se bebe não é só um vinho, estamos convencidos que passará a verdade “absoluta“.    

Nas Carvalhas as videiras dialogam, as plantas falam umas com as outras, e com o seu viticultor, e são dele estas palavras… “As vinhas vivem, coabitam, são felizes aqui. Não querem dar vinho, querem amadurecer, dar sementes, prolongar a espécie. É assim que as vinhas velhas sobrevivem numa “maturação traquila“.

entrada-portao-quinta-das-carvalhas-vinho-branco-douro-2010-real-companhia-velha-pinhao-bebespontocomesrio-douro-pinhao-real-companhia-velha-vintage-tour-bebespontocomesroyal-oporto-quinta-das-carvalhas-vinho-branco-2010-vintage-tour-douro-real-companhia-velha-bebespontocomesrio-douro-quinta-das-carvalhas-vinhas-vinho-real-companhia-velha-montanhas-paisagem-vintage-tour-bebespontocomesalvaro-martinho-quinta-das-carvalhas-real-companhia-velha-rio-douro-vinho-branco-2010-vinhas-vintage-tour-bebespontocomesvinhas-douro-real-companhia-velha-quinta-das-carvalhas-vinho-branco-2010-vintage-tour-bebespontocomescasa-360-quinta-das-carvalhas-real-companhia-velha-logo-vintage-tour-vinho-branco-2010-bebespontocomes

Hoje temos pressa, queremos tudo para o imediato. No Douro não é possível, é preciso esperar, sobreviver, viver muitos anos … para colher.

O Douro e as suas gentes têm essa capacidade de espera. A rota económica não tem o poder de alterar a nossa História.

Acabamos a visita cada vez mais convencidos que os vinhos se provam nas vinhas! E com sorte, com cantorias… por este nosso guia que é na verdade um “one-man-show”, sozinho ou com o seu grupo “4wine“. Que bem soube recordarmos Carlos Paião e o seu Vinho do Porto

“Se nós quisermos entornar a pequenez
Se nós soubermos ser amigos desta vez
Não há champanhe que nos ganhe
Nem ninguém que nos apanhe
Porque o vinho é português”

Os Vinhos

Sob a marca “Carvalhas“, representam a realização de um novo conceito enológico liderado pelo enólogo Jorge Moreira, e a concretização de um sonho de Pedro Silva Reis, actual Presidente da Real Companhia Velha. A nova gama de vinhos Carvalhas, assenta não só no seu enorme Património Histórico, mas também numa intensa e racional requalificação, uma boa relação entre o passado e o futuro na produção de vinhos de topo da Real Companhia Velha, sejam brancos, tintos, Porto Tawny ou Vintage.

E se os vinhos se provam nas vinhas, bebem-se em casa, de preferência bem acompanhados… foi o que fizemos com um Carvalhas Branco 2010 que trouxemos da nossa visita. A acompanhar bem bacalhau ou queijos fortes, este branco proveniente de vinhas velhas, a compensar quem optou por esperar a sua evolução em garrafa.

vinho-quinta-das-carvalhas-branco-2010-real-companhia-velha-pinhao-vintage-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: citrina clara e brilhante
Aroma: notas de fruta com nuances de baunilha e tosta
Sabor: encorpado, fruta e acidez viva
Final de Prova: persistente

Castas
Viosinho, Rabigato e Códega

Preço: 18,10€
@loja/Quinta das Carvalhas

Quinta das Carvalhas

5085-034 Pinhão, Portugal

www.realcompanhiavelha.pt

COORDENADAS GPS: N41° 11′ 11.799” W 7° 32′ 38.007”

Nota: A Real Companhia Velha organiza vários tipos de visitas a esta emblemática Quinta das Carvalhas. Aconselhamos a  Vintage Tour, com acompahamento personalizado, para conhecer as vinhas, contactar com a realidade diária dos trabalhadores e até fazer provas ao ar livre. Também é possível visitar a Casa Redonda, a tal com uma vista de 360º para as encostas do Douro e cheia de História.

No final, há sempre provas!

Preço: 20€ / Horário: todos os dias, mediante marcação prévia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *