#delmaralatierra
Bebes.Comes 07/06/2015

Sábado. O impensável… acordar às 7.30h da manhã!


Rumamos a Espanha, mais precisamente a O Rosal, perto da fronteira com Vila Nova de Cerveira.


Duas horas de viagem de carro, que se fazem muito bem. Esperava-nos um grupo de espanhóis, que não conhecíamos, mas cedo percebemos que os portugueses são bem tratados por aqueles lados.

O dia estava precioso, como eles o dizem, uns bons 23º de temperatura. De resto, todos equipados e preparados… sapatilhas, chapéus, protectores solares, água e máquinas fotográficas.

Juntos, seguimos o nosso guia Juan Ramón Martínez, oriundo de O Rosal, historiador e apaixonado pela sua região, pelo que foi um passeio por 67 moinhos, algo único no mundo.


Os Muíños do Folón e do Picón


Declarados Bem de Interesse Cultural pela Junta da Galiza, são edificações feitas em pedra, construídas numa encosta ao pé do rio, para aproveitar toda a força da água, com a finalidade de moer o grão de milho, o centeio ou o trigo para fazer farinha. Alguns deles conservam ainda no exterior as pias de pedra usadas como bebedouros e comedouros dos animais.

O percurso é de aproximadamente 3km, duas horas e meia a caminhar.


Um “esforço” que vale bem a pena, quanto mais não seja pela vista… dizem que uma das mais incríveis do Alto Minho… sob o vale do Rosal, o Rio Miño e o Monte de Santa Tecla, com Portugal ao fundo.


Sede não passaríamos, a água acompanha sempre o nosso percurso e circunda os moinhos construídos no séc. XVII-XVIII, dispostos em cascata.

Para quem quiser visitar, existe uma rota de trekking assinalada, e o percurso pode ser feito com ou sem guia. No nosso caso, fomos numa visita organizada pela empresa Bluscus, mais precisamente um “pacote experiência” a que chamaram Del Mar a la Tierra… porque a jornada incluía um extraordinário almoço, assente nos produtos do mar e da região, do qual vos falaremos num próximo post. E o principal motivo pelo qual ficou por conhecer o “lago azul”,  uma vez que a nossa descida foi apressada por uma grande vontade de… ir almoçar e beber albariño!

moinhos-#delmaralatierra-bluscus-rosal-moinos-picon-folon-bebespontocomesruta-moinhos-#delmaralatierra-bluscus-rosal-moinos-picon-folon-bebespontocomesgrupo-#delmaralatierra-bluscus-rosal-moinos-picon-folon-bebespontocomesmoinhos-paisagem-#delmaralatierra-bluscus-rosal-moinos-picon-folon-bebespontocomesconjunto-moinhos-#delmaralatierra-bluscus-rosal-moinos-picon-folon-bebespontocomesguia-#delmaralatierra-bluscus-rosal-moinos-picon-folon-bebespontocomescascata-#delmaralatierra-bluscus-rosal-moinos-picon-folon-bebespontocomespaisagem-grupo-#delmaralatierra-bluscus-rosal-moinos-picon-folon-bebespontocomesportugal-minho-rio-#delmaralatierra-bluscus-rosal-moinos-picon-folon-bebespontocomes


Bluscus

www.bluscus.es

Nota: A Bluscus é uma agência especializada em organizar viagens relacionadas com o turismo do mar, e uma excelente opção para quem quiser conhecer melhor a Galiza.

1 Comentários

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *