Improvável a 4 Mãos
Bebes.Comes 04/09/2015

As Algas também se comem! Há produção, há conceito e há consumo!


Junto de novos amigos – seguidores de uma “religião” maluca de pessoas que fazem kms por experiências como estas, gostam de experimentar novos sabores e conhecer as pessoas por detrás das receitas – tivemos o prazer de fazer parte de um encontro de culto (do qual tivemos conhecimento através do facebook…e é por isso que adoramos as redes sociais!):


Jantar ImprováveI a 4 mãos – Tony Martins convida Joe Best @‎solardoalambique‬ ‪‬‪#‎sponsoredby‬ ‪#‎ALGAplus‬ ‪


Improvável pelo Palco do Acontecimento?
No Solar do Alambique, Angeja, recebeu-nos uma das salas mais familiares em que estivemos nos últimos tempos. Uma casa de campo tradicional, a poucos minutos de Aveiro, com a sua própria destilaria de aguardente ainda em funcionamento. Um projecto de família e de vida que inaugurou em Julho de 2015.

Improvável pelas 4 Mãos?
Tony Martins, vaguense que está profissionalmente ligado ao Casino da Figueira, Iguarias Sábias Catering e ao Vagos Sensation Gourmet. A prova que a humildade, a generosidade e a genuinidade têm sabor.

Joe Best, um dos Chefes mais mediáticos do nosso país!… para quem vive no mundo das redes sociais e não só… este Mago é criador das suas próprias receitas e regras de cozinhar, um homem que nunca pára de trabalhar e para quem a inovação não tem limites. Dacozinha espera-se sempre algo surpreendente.

Ou Improvável pelos Ingredientes?
Digamos que o mar e a terra patrocinaram este jantar sustentável, com mais de 80% dos ingredientes de produção própria, onde quase nada proveio da compra. O Solar do Alambique forneceu os ingredientes da terra. Os restantes patrocinadores e “uma tarde de glória de pesca à linha” do próprio Chef Joe Best, os ingredientes do mar.


Apresentados. Os Chefes. O Palco. Os Ingredientes. Apresentemos. O desfile de sabores:


Gin Nautilus.
O “gin do mar”, de origem portuguesa, de tripla destilação a partir de produtos orgânicos, que inclui botânicos tradicionais, tais como zimbro, coentro e casca de frutos cítricos, é ainda aromatizado com algas (Alface do Mar). Resulta num Gin floral e fresco, com aromas marinhos, e na boca é sedoso e macio. O “perfect serve” neste dia: salicórnia e casca de limão.

jantar-4-maos-solar-alambique-aveiro-joe-best-tony-martins-algas-algaplus-chef-gin-nautilus-bebespontocomes-freshjantar-4-maos-solar-alambique-aveiro-joe-best-algas-algaplus-chef-gin-nautilus-bebespontocomesjantar-4-maos-solar-alambique-aveiro-joe-best-tony-martins-algas-algaplus-chef-gin-nautilus-bebespontocomes-sunset

Trufa de Leitão e Amêndoa com chão do Mar (codium).
O leitão e a amêndoa estavam lá, mas o que captou a nossa atenção foi o Mar, tão bem representado por esta alga.

jantar-4-maos-solar-alambique-aveiro-joe-best-tony-martins-algas-algaplus-chef-gin-nautilus-bebespontocomes-minuciajantar-4-maos-solar-alambique-aveiro-joe-best-tony-martins-algas-algaplus-chef-gin-nautilus-bebespontocomes-codium

Capuccino do Mar.
A inspiração veio da caldeirada da Vagueira, a influência vareira da Arte Xávega na vida do Chef Joe Best. Os ingredientes foram o peixe da região, os pimentos, os tomates, as batatas, as cebolas e as ervas do Solar do Alambique, com a mais valia das algas da ALGAplus, e da salicórnia fresca e em pó da Ilha dos Puxadoiros. A apresentação foi feita em duas texturas, um creme e uma espuma de sifão, esta última de influência da cozinha molecular. Uma “correspondência” perfeita com a caldeirada do nosso imaginário e da “nossa terra”… cheirava deliciosamente este capuccino que só queríamos “comer às malgadas”! Perfect Match!

jantar-4-maos-solar-alambique-aveiro-joe-best-tony-martins-algas-algaplus-chef-gin-nautilus-bebespontocomes-capucino

Filete de Robalo em 2 tempos a vapor.
Caramelizado e braseado. Cama de algas, salicórnia e um pouco de pão para umas migas suaves. Sabores delicados e ao mesmo tempo inesperados.

jantar-4-maos-solar-alambique-aveiro-joe-best-tony-martins-algas-algaplus-chef-gin-nautilus-bebespontocomes-telhasjantar-4-maos-solar-alambique-aveiro-joe-best-tony-martins-algas-algaplus-chef-gin-nautilus-preparacao-bebespontocomes

Ameixa e caldo de Pato ‘Um prato 99% Solar do Alambique’.
O ganso era criação da casa. As ervas da Té os restantes 1%.

jantar-4-maos-solar-alambique-aveiro-joe-best-tony-martins-algas-algaplus-chef-gin-nautilus-bebespontocomes-pato

Espuma de Arroz Doce c/ Algas.
A pré-sobremesa que todos quiseram repetir!

Pudim 3 Ameixas, Gelado de Natas, Lemon Curd, Ovos Moles com Amêndoa Torrada e Pêra Bêbeda em Aguardente do Solar.
A sobremesa, mais uma vez, feita quase só com produtos produzidos no Solar do Alambique.

Aguardente de Ameixa
Para finalizar esta noite perfeita de experiências e novas amizades em que…
…espreitámos a linda cozinha do Solar do Alambique e sentimos que comemos em casa ou em família.
…ficámos a conhecer melhor todos estes profissionais fantásticos e estamos letrados em algas.


A prova que vale bem a pena sair da nossa zona de conforto!


jantar-4-maos-solar-alambique-aveiro-joe-best-tony-martins-algas-algaplus-chef-gin-nautilus-bebespontocomes-cozinhajantar-4-maos-solar-alambique-aveiro-joe-best-tony-martins-algas-algaplus-chef-gin-nautilus-ambiente-bebespontocomesjantar-4-maos-solar-alambique-aveiro-joe-best-tony-martins-algas-algaplus-chef-gin-nautilus-bebespontocomes-grupo


Solar do Alambique

Rua de António Castilho 4, 3850-405 Angeja, Portugal

www.facebook.com/SolarAlambiqueAngeja

COORDENADAS GPS: N 40° 40′ 29.265” W 8° 33′ 34.065”

Algumas noções:
Salicórnia – planta que cresce em ambientes salinos, é considerada como o “espargo do mar” ou “sal verde” por ser uma alternativa ao sal;
Codium – um género de algas, conhecidas como o percebes dos vegetarianos, porque o seu sabor a mar é muito intenso;
Alface-do-mar (Ulva) – um género de algas verdes comestíveis, muito consumidas nas regiões costeiras da Escandinávia, Grã-Bretanha, Irlanda, China e Japão. O seu consumo é feito maioritariamente cru, em saladas, ou cozida em sopas. É um alimento rico em proteínas, fibra dietética, vitaminas e sais minerais.

Nota: Os produtos Algaplus estão à venda em hipermercados, portanto as algas e os seus benefícios são já acessíveis a todos. Inspirem-se nestas, e noutras receitas que se encontram na internet!

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *