Amor à Aliança
Bebes.Comes 29/10/2015

A Nossa História


Arte Vinho e Paixão. A assinatura do Grupo Bacalhôa. Podia ser a nossa também. Porque o Amor é o que nos une, porque sem Amor não existia este blog… vamos falar-vos das que são inevitavelmente as mais importantes Caves na Nossa História… As antigas Caves Aliança, hoje sob a marca Aliança Vinhos de Portugal, após a aquisição em 2007 pelo grupo Bacalhôa Vinhos de Portugal. Fieis depositárias de muita História, histórias e espumantes, desde 2010 que acolhem também o Aliança Undergroud Museum, e este foi tão só…

… o cenário do nosso casamento!  

E é por isto, e por muito mais, que é sempre com os sentimentos à flor da pele que voltamos a esta casa.


O Enoturismo

Independentemente dos vinhos que bebem, ou mesmo se bebem, é obrigatória uma visita ao Aliança Underground Museum.

Inspirado na rede de metro inglesa, um museu subterrâneo onde estagiam espumantes, vinhos e aguardentes a par com uma exposição de oito colecções, que versam sobre áreas tão distintas como a arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria, cerâmica e estanharia, abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos.  Inseridas no grande universo da Colecção Berardo, considerada como uma das melhores colecções privadas da Europa, resultam do cuidado constante deste coleccionador eclético, José Berardo, em desenvolver e imunizar peças e obras de arte, das mais variadas naturezas… desde peças que seguem uma linha histórica a outras que terão certamente um carácter mais sentimental. Falamos sem dúvida, de um Homem com verdadeiro amor à arte e à cultura, a quem só temos a agradecer a sua dedicação e divulgação.

Mas não é só a importância e o cuidado das exposições que torna esta visita obrigatória, a forma como as peças são apresentadas ao longo das tradicionais Caves é de uma singularidade e beleza únicas.


Quem não fica encantado com a Pink Room, as peças Bordallo Pinheiro ou a colecção de minerais?


amor-alianca-bairrada-vinho-espumante-baga-adega-museu-underground-sangalhos-bebespontocomes-exteriorquadradaamor-alianca-bairrada-vinho-espumante-baga-adega-museu-underground-sangalhos-bebespontocomes-entradabebespontocomes-alianca-underground-museu-bairradaquadradaamor-alianca-bairrada-vinho-espumante-baga-adega-museu-underground-sangalhos-bebespontocomes-carasamor-alianca-bairrada-vinho-espumante-baga-adega-museu-underground-sangalhos-bebespontocomes-estatuasquadradaamor-alianca-bairrada-vinho-espumante-baga-adega-museu-underground-sangalhos-bebespontocomes-pink-roomamor-alianca-bairrada-vinho-espumante-baga-adega-museu-underground-sangalhos-bebespontocomes-pinkquadradaamor-alianca-bairrada-vinho-espumante-baga-adega-museu-underground-sangalhos-bebespontocomes-pipasamor-alianca-bairrada-vinho-espumante-baga-adega-museu-underground-sangalhos-bebespontocomes-velhaquadradaamor-alianca-bairrada-vinho-espumante-baga-adega-museu-underground-sangalhos-bebespontocomes-bordallo-pinheiroamor-alianca-bairrada-vinho-espumante-baga-adega-museu-underground-sangalhos-bebespontocomes-sala-savoyquadradaamor-alianca-bairrada-vinho-espumante-baga-adega-museu-underground-sangalhos-bebespontocomes-minerais-salaamor-alianca-bairrada-vinho-espumante-baga-adega-museu-underground-sangalhos-bebespontocomes-tunel


As Provas

Este ano, no âmbito do evento Encontro Com o Vinho e Sabores da Bairrada 2015, tivemos a oportunidade de fazer uma incursão por alguns dos vinhos desta casa, guiados pelo Eng.º Francisco Antunes, Director de Enologia da Aliança Portugal.

A darem fama à marca Aliança e à Bairrada… Os espumantes:
. Aliança Baga-Bairrada Espumante Reserva 2014 Rosé
. A prova em primeira-mão de uma novidade a entrar agora no mercado, ao abrigo da nova categoria Baga-Bairrada! Aliança Baga-Bairrada Espumante Reserva Bruto 2013 Branco
. Uma aposta recente ao abrigo da nova categoria Baga-Bairrada. Aliança Vintage Espumante Bruto 2010 Branco
. Chardonnay, Baga. Um espumante elegante e clássico, com uma qualidade há muito rechonhecida pelos apreciadores. Por estes motivos, é uma das referências que gostamos de ter em casa.

Os vinhos:
. Aliança Bairrada Reserva branco 2014 – Bical / Maria Gomes / Arinto
. Aliança Bairrada Reserva tinto 2012 – Baga/Tinta Roriz / Touriga Nacional no lote, mas basicamente Baga
. Aliança Baga tinto 2009 – 100% Baga, conhecido antigamente como o Quinta da Dôna, perde o nome mas mantém o perfil e a qualidade. Para beber e para guardar!


Façam-nos a “vontade”… passem pela Bairrada e visitem o Aliança Underground Museum, não se vão arrepender!


amor-alianca-bairrada-vinho-espumante-baga-adega-museu-underground-sangalhos-bebespontocomes-branco-2014-provaquadradaamor-alianca-bairrada-vinho-espumante-baga-adega-museu-underground-sangalhos-bebespontocomes-2014-brancoprova-tinto-alianca-baga-bairrada-underground-museu-bebespontocomesquadradaamor-alianca-bairrada-vinho-espumante-baga-adega-museu-underground-sangalhos-bebespontocomes-prova


Aliança

Rua do Comércio nº 444, 3781 – 908 Sangalhos, Portugal

www.alianca.pt

COORDENADAS GPS: N 40° 29′ 21.66″ W 8° 28′ 18.08″

Nota: Visitas Guiadas ao ALIANÇA UNDERGROUND MUSEUM de Segunda a Domingo (encerra 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa e 25 de Dezembro) com o horário: 10H00 | 11H30 | 14H30 | 16H00

Valor visita: 3€ – Visita gratuita para crianças até aos 12 anos – Duração da Visita: 1H30

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *