Janela Indiscreta
Bebes.Comes 11/12/2015

J / José de Sousa

Tinto Alentejo 2011 
14,4% Vol.

Vale sempre a pena recordar bons momentos que já lá vão. Em pleno Dezembro voltamos a Setembro.


Final do dia, em plenas vindimas. Chegamos à Adega na mesma hora em que chegam as últimas uvas do dia. Ficamos a observar os trabalhos e o desengaço. E sem querer, provocamos uma pausa na lide, para dar início à nossa visita à Adega de José de Sousa, também conhecida como Adega dos Potes, no centro de Reguengos de Monsaraz.

Conta a história que em 1986 a José Maria da Fonseca adquiriu a Casa Agrícola José de Sousa Rosado Fernandes e a propriedade do Monte da Ribeira, para concretizar o sonho antigo de produzir vinho no Alentejo. Uma propriedade que já gozava de prestígio e história, e onde se produzia vinho desde 1878. A Adega José de Sousa está equipada com 114 ânforas de barro, um método de fermentação ancestral e raríssimo, uma tradição romana com mais de 2000 anos, que se mantém nesta casa. Técnicas tradicionais e milenares de vinificação, que desde logo nos suscitavam muita curiosidade nesta visita, e que tivemos oportunidade de conhecer melhor.


Ao longo da visita…


… ficámos a conhecer a história do  menir de 7000 anos que foi encontrado no Monte da Ribeira, e trazido para aqui onde se encontra em exposição.
… estivemos na famosa Adega dos Potes, com as suas ânforas e lagares para pisa.
… aprendemos mais sobre a técnica do ripanço, e ainda admirámos uma mesa do século 19 utilizada para esse efeito.

Para além da adega tradicional, visitámos também a adega moderna, com 44 tanques de inox e toda a tecnologia indispensável para a vinificação de tintos e brancos. Aqui nascem grandes vinhos – as marcas Montado, José de Sousa, José de Sousa Mayor e o topo de gama J de José de Sousa -,que combinam a tradição e a inovação, sendo as castas de eleição a Trincadeira, o Aragonez e Grand Noir.

exterior-quadrado--vinho-j-jose-sousa-2011-adega-jose-maria-da-fonseca-janela-indiscreta-bebespontocomesfrio-uvas--vinho-j-jose-sousa-2011-adega-jose-maria-da-fonseca-janela-indiscreta-bebespontocomescubas-inox--vinho-j-jose-sousa-2011-adega-jose-maria-da-fonseca-janela-indiscreta-bebespontocomescubas--vinho-j-jose-sousa-2011-adega-jose-maria-da-fonseca-janela-indiscreta-bebespontocomespotes-antigos-vinho-j-jose-sousa-2011-adega-jose-maria-da-fonseca-janela-indiscreta-bebespontocomespotes--vinho-j-jose-sousa-2011-adega-jose-maria-da-fonseca-janela-indiscreta-bebespontocomespotes-engaco-vinho-j-jose-sousa-2011-adega-jose-maria-da-fonseca-janela-indiscreta-bebespontocomescarroca--vinho-j-jose-sousa-2011-adega-jose-maria-da-fonseca-janela-indiscreta-bebespontocomesmenir--vinho-j-jose-sousa-2011-adega-jose-maria-da-fonseca-janela-indiscreta-bebespontocomes


As visitas a adegas são tanto melhor quanto as provas que as finalizam!


A passar a boca um pouco por toda a gama da casa, tivemos à prova o Montado 2014, o José de Sousa 2012 e o J de José de Sousa 2011. Este último vai marcar para sempre a nossa memória desta visita.

Um verdadeiro topo de gama do Alentejo. Uma janela aberta para um mundo de elegância e “eternidade“. Para terem uma ideia, as uvas são colhidas e desengaçadas manualmente, e esmagadas a pé para recriar as tradições de produção de vinho no Alentejo. Parte da fermentação é feita em lagares, a outra parte decorre durante cerca de 12 dias em ânforas de barro, do mesmo modo que se vinificava há 2000 anos.

Cheio de esperança numa longa vida, envolve-nos em aromas de tosta e especiarias, na boca sentimos a estrutura e as frutas vermelhas e pretas maduras, com taninos presentes mas muito suaves.

vinhos-velhos--vinho-j-jose-sousa-2011-adega-jose-maria-da-fonseca-janela-indiscreta-bebespontocomessala--vinho-j-jose-sousa-2011-adega-jose-maria-da-fonseca-janela-indiscreta-bebespontocomesalentejano--vinho-j-jose-sousa-2011-adega-jose-maria-da-fonseca-janela-indiscreta-bebespontocomesquadro-vinho-j-jose-sousa-2011-adega-jose-maria-da-fonseca-janela-indiscreta-bebespontocomesdocumentos--vinho-j-jose-sousa-2011-adega-jose-maria-da-fonseca-janela-indiscreta-bebespontocomesgarrafa-caixa--vinho-j-jose-sousa-2011-adega-jose-maria-da-fonseca-janela-indiscreta-bebespontocomesmenina-vinho-j-jose-sousa-adega-reguengos-monsaraz-alentejo-vinho-bebespontocomes


Nestas alturas, tudo o que possamos escrever sobre as nossas experiências é sempre pouco… Despedimo-nos com o Alentejo no coração… os caiados, as janelas azuis, os vinhos e as pessoas!


vinho-alentejo-j-jose-sousa-reguengos-jmf-2011-jose-maria-fonseca-janela-indiscreta-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: retinto com bordos avermelhados
Aroma: mineral, amoras, pimenta preta, violetas, chocolate preto, ameixas, tosta, especiarias
Sabor: frutado, elegante, com taninos presentes mas suaves
Final de Prova: longo

Castas
Grand Noir (60%), Touriga Francesa(28%) e Touriga Nacional(12%)

Produtor
José Maria da Fonseca

Preço: 39,90€


Adega José de Sousa

Rua de Mourão 1, 7200-291 Reguengos de Monsaraz, Portugal

www.jmf.pt

COORDENADAS GPS: N 38° 25’29.57″ W 7° 31’47.06″

Nota: Deve ser decantado e servido a uma temperatura de 14/16ºC.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *