Graham’s at Brunch
bebes.comes 03/01/2016

Quinta do Vesúvio

Tinto Douro 2012
13,5% Vol.

Começamos o ano a fazer o que mais gostamos… visitar sítios cheios de charme.

2015 foi um ano bom mas muito trabalhoso, pelo que nada melhor que iniciar 2016 com momentos de puro lazer, e programas que tinhamos vindo a adiar por falta de tempo. O primeiro Sábado de Janeiro foi o escolhido para visitarmos as Caves de Vinho do Porto da Graham’s, construídas em 1890 em Vila Nova de Gaia, no alto de uma colina a 340 metros do rio Douro.

Com umas maravilhosas vistas sobre a cidade do Porto, o rio e a ponte D. Luís, este histórico armazém de envelhecimento de Vinho do Porto foi recentemente renovado pela família Symington, proprietária da marca Graham’s fundada em 1820 por dois irmãos escoceses, William e John Graham.

port-grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomesentrada-restaurante-bar-grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomesdecor-grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomesdecor-bar-grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomesbar-grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomesloja-garrafas-2012-grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomesloja-compras-grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomesparede-logos-loja-grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomesvista-porto-grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomes

Invertemos o tradicional sentido da visita, e começámos pelas provas…

ainda não tínhamos almoçado e era grande a curiosidade para conhecer o espaço do Vinum Restaurante & Wine Bar, um restaurante e bar de tapas com horário alargado, integrado no Graham’s Lodge. A decoração e o ambiente cosmopolita superaram de longe as nossas expectativas. A sala principal, inserida no interior das Caves, é cercadas pelas 3.200 pipas de carvalho onde envelhecem os Vinhos do Porto da Graham’s, e que se podem ver através de uma parede de vidro.

Aqui disponibilizam-se todas as referências da Symington (além da Graham’s, a Cockburn’s, Dow’s, Warre’s, Quinta do Vesúvio e Altano), e não só. A gastronomia está a cargo de uma empresa basca que concebeu todos os pratos “por, para, e com o vinho”.

O brunch perfeito. 2 copos de vinho, 2 pregos e umas batatas bravas. Delicioso. Só depois de realmente confortados avançámos para a visita.

garrafa-comida-grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomes

O ponto de encontro é o museu, onde os turistas podem observar uma série de objectos únicos que representam o espólio e o nome das duas famílias – a Graham’s e a Symington.

Uma grande casa do Vinho do Porto, que tem sem dúvida muito para contar…

E assim, entre grossas paredes de granito, pipas e balseiros de Vinho do Porto, iniciamos uma viagem através da História da marca e das suas famílias. Uma inspiração para nós são as várias gerações da família Symington, dedicadas ao Douro, ao Vinho do Porto, e a criar um legado para o futuro.

Asseguraram a propriedade das vinhas que dão origem aos seus vinhos, e possuem hoje 27 quintas no Alto Douro, de onde são provenientes os vinhos da Graham’s, Cockburn’s, Dow’s, Warre’s e Quinta do Vesúvio, assim como dos vinhos Douro DOC da família Symington.

As grandes memórias nascem de grandes vinhos, e por isso perduram no nosso imaginários os aromas perfumados deste Quinta do Vesúvio 2012, ainda mais especial porque acompanhou a nossa primeira refeição fora de casa do ano de 2016.

Produzido pela família Symington a partir das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Amarela, um vinho tinto de nível superior que provém desta histórica quinta do Douro. Na boca apresenta a elegância e o corpo de um bailarino musculado.

Um vinho de guarda, com grande potencial de envelhecimento em garrafa.

entrada-grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomesfoto-antiga-grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomesadega.grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomespipas-adega-grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomes20-anos-grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomesbalseiros-adega-grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomesfrases-grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomesdecor-sala-grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomes sala-grahams-symington-caves-douro-quinta-vesuvio-douro-vinho-porto-caves-gaia-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: rubi profunda e intensa
Aroma: frutos silvestres, esteva, bergamota, notas fumadas e de tosta
Sabor: encorpado, com sensações de alcaçuz, ameixa preta e um toque mineral, tudo envolto em taninos muito polidos
Final de Prova: longo e firme

Castas
Touriga Nacional (70%), Touriga Franca (20%) e Tinta Amarela (10%)

www.quintadovesuvio.com

Preço: 49,90€
@Graham’s Lodge

Caves 1890 W&J Graham’s

Rua Rei Ramiro 514 , 4400-281 Vila Nova de Gaia, Portugal 

www.grahams-port.com

COORDENADAS GPS: N38º 42´ 47 . 19″  W9º 18´ 36 . 65″

Nota: Na Graham’s Lodge pode escolher-se entre 3 tipos de experiências: só a visita, visita com prova, ou visita e provas exclusivas numa sala privada. São duas as salas de prova, mas existem vários wine bars, com diferentes ambientes, para consumo de vinho ao copo, simples convívio ou provas mais elaboradas.
A sala de provas principal é ampla, com uma decoração moderna e grandes janelas com vista para a cidade do Porto.
A Sala Vintage, embora com uma decoração clássica e destinada a provas mais privadas e exclusivas, proporciona um ambiente fabuloso e adequado à excelência dos vinhos que aqui se provam.

As visitas guiadas e provas acontecem todos os dias e podem custar entre 5 euros (visita sem prova) e 75 euros.

2 Comentários

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *