Maruja Limón
bebes.comes 17/01/2016

“O Homem faz planos e Deus ri.”

Um destes sábados demos por nós a caminho de Vigo. Se planeássemos, não aconteceria. Tínhamos saudades da “movida espanhola“, e a ideia era simples, andar de tapa em tapa e beber umas quantas Estrella Galicia, o que fizemos.

Só que, enquanto passeávamos frente ao Real Club Náutico de Vigo, demos de caras com um Maruja Limón que nos despertou curiosidade…  

de uma tal maneira que, não tendo conseguido mesa para um almoço tardio, tivemos de aguardar em Vigo até à hora do jantar. Numa noite em que choveu, relampejou, granizou, mas nada nos incomodou. Os momentos não planeados são definitivamente aqueles em que mais nos divertimos.

Com as mesas todas reservadas, restou-nos aquela a que chamam a Zona Granuja do restaurante.

maruja-limon-restaurante-vigo-pontevedra-espanha-vinho-chef-rafa-centeno-estrela-michelin-espana-granuja-logo-bebespontocomesmaruja-limon-restaurante-vigo-pontevedra-espanha-vinho-chef-rafa-centeno-estrela-michelin-espana-decor-restaurant-bebespontocomesmaruja-limon-restaurante-vigo-pontevedra-espanha-vinho-chef-rafa-centeno-estrela-michelin-espana-granuja-algueira-cortezada-ribeira-sacra-vino-wine-bebespontocomesmaruja-limon-restaurante-vigo-pontevedra-espanha-vinho-chef-rafa-centeno-estrela-michelin-espana-tapas-granuja-bebespontocomesmaruja-limon-restaurante-vigo-pontevedra-espanha-vinho-chef-rafa-centeno-estrela-michelin-espana-food-tapas-granuja-bebespontocomesmaruja-limon-restaurante-vigo-pontevedra-espanha-vinho-chef-rafa-centeno-estrela-michelin-espana-espacio-granuja-tapas-menu-bebespontocomesmaruja-limon-restaurante-vigo-pontevedra-espanha-vinho-chef-rafa-centeno-estrela-michelin-espana-tapas-comida-espacio-granuja-bebespontocomesmaruja-limon-restaurante-vigo-pontevedra-espanha-vinho-chef-rafa-centeno-estrela-michelin-espana-dessert-sobremesa-postre-bebespontocomesmaruja-limon-restaurante-vigo-granuja-pontevedra-espanha-vinho-chef-rafa-centeno-estrela-michelin-espana-espacio-bebespontocomes

A “zona vagabunda” de uns é a zona nobre de outros!

Mesas altas e grandes janelas, com vista para a rua principal e o Club Náutico. Aqui são servidas pequenas amostras das criações dos Chefes, em tapas para partilhar e acompanhar com uma selecção de vinhos a copo das denominações de origem das Rías Baixas, Ribeira Sacra, Ribeiro e Monterrei.

O nosso Menu Granuja:
. listado marinado e ensalada de cereales (uma espécie de atum, quinoa e couscous)
. huevo frito de otra manera (ovo frito a baixa temperatura, com bechamel de trufa branca)
. merluza rebozada con mousse de lima (pescada com mousse de lima e bróculos)
. dados de vaca salteados y patata tomillo
. cremoso de queso de cabra con chocolate blanco y frutos rojos

Encantados… e muito bem acompanhados com os seguintes vinhos:
Algueira Cortezada, vinho branco da Ribeira Sacra ( castas Godello, Albariño e Treixadura )
A Flor e a Abella, vinho tinto da Bodega Coto de Gomariz, D.O. Ribeiro ( casta Sousão )

O Maruja Limón é um espaço muito elegante e jovem, em que salta à vista o ambiente descontraído, focado nos clientes e não na carta ou nos Chefes. Desde logo, é o próprio Chef Rafa Centeno que atende os pedidos iniciais e serve à mesa alguns dos pratos.

maruja-limon-restaurante-vigo-pontevedra-espanha-vinho-chef-rafa-centeno-estrela-michelin-espana-granuja-bebespontocomes

Uma cozinha galega criativa e moderna, mas muito leve, sem tiques e formalismos…

Baseada essencialmente nos produtos locais e frescos, o que lhe dá um cariz um pouco sazonal, e o que para nós aumenta o interesse. Ideal para quem gosta de noites bem animadas, passar algumas horas à volta de uma mesa e ser surpreendido, mas essencialmente para quem quer ter o prazer de experimentar a cozinha de um estrela Michelin sem um rombo astronómico na carteira.

Contamos voltar, para mais experiências com os pratos estrela da casa, e até quem sabe levar o nosso vinho para partilhar e testar algumas maridagens.

Maruja Limón

Montero Ríos 4,  36210 Vigo , Espanha

www.marujalimon.es

COORDENADAS GPS: N 42° 14′ 25.292” W 8° 43′ 25.592”

Nota: Só no dia seguinte, em casa, nos apercebemos que o Maruja Limón é um restaurante galardoado com uma estrela Michelin.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *