Avô Fausto
Bebes.Comes 29/01/2016

Quinta das Bágeiras / Avô Fausto

Branco Bairrada 2014
13% Vol.

“The memory of all that No, no, they can’t take that away from me”

Ella Fitzgerald & Louis Amstrong


“Prova Vertical: Quando são provados vários anos de um mesmo vinho, sendo mais fácil a percepção da evolução em garrafa, a importância do clima diferenciado em cada colheita e a resistência ao passar do tempo.”

São muitas as provas verticais que temos tido oportunidade de fazer, a maior parte das vezes realizadas por amigos que têm a amabilidade de nos convidar. E nós só temos a agradecer-lhes, porque de facto têm-se revelado uma das melhores formas para conhecermos vinhos, marcas, castas e sua evolução. Nem sempre é fácil a tarefa de juntar vários anos de um mesmo vinho, até porque alguns já não se encontram no mercado, mas com boa vontade e a ajuda dos produtores, estas reuniões, quando possíveis, são uma verdadeira revelação.

Questionamo-nos até que ponto será pertinente, para quem nos lê, um registo exaustivo de todas elas… mas a sua relevância é digna de deixarmos aqui uma pequena “homenagem”…

Ao som de boa música, clássica… como a prova vertical de vinhos brancos que fizemos recentemente na Quinta das Bágeiras.

logo-quinta-bageiras-vinho-avo-fausto-2014-bairrada-bebespontocomesalambique-aguardente-licor-garrafeira-adega-quinta-bageiras-vinho-avo-fausto-2014-bairrada-bebespontocomespipas-quinta-bageiras-vinho-avo-fausto-2014-bairrada-adega-garrafeira-bebespontocomesbicicleta-adega-garrafeira-quinta-bageiras-vinho-avo-fausto-2014-bairrada-bebespontocomes

Num arrepiante início com o Quinta das Bágeiras Colheita de 1990. Um branco monocasta bical, cujas garrafas colocadas no mercado foram muito poucas, e das quais ficaram a sobrar apenas 4 a partir deste dia.

Fica a memória de um branco do qual não há memória. Elegância e pulsar de História no palato. Estava perfeito.

Ao que cheirava e ao que sabia…? Imaginem fechar os olhos ao som da música de Ella Fitzgerald & Louis Amstrong, novamente juntos, a cantar só para vós.

E depois abrir, para um desfile de…  
. Garrafeiras: 2004 /2006 /2007 (um dos nossos favoritos, no nariz, na boca, na fruta limpa) /2008
. Pai Abel: 2009 / 2012


O denominador comum assente na boa acidez, predominância das notas minerais, no carácter e personalidade destes vinhos poderosos e de guarda.


garrafa-1990-branco-quinta-bageiras-vinho-avo-fausto-2014-bairrada-bebespontocomespai-abel-quinta-bageiras-vinho-avo-fausto-2014-bairrada-bebespontocomesprova-jantar-garrafeira-pai-abel-quinta-bageiras-vinho-avo-fausto-2014-bairrada-bebespontocomesprova-quinta-bageiras-vinho-avo-fausto-2014-bairrada-bebespontocomesmario-sergio-nuno-fogueira-adega-garrafeira-magnum-pai-abel-quinta-bageiras-vinho-avo-fausto-2014-bairrada-bebespontocomes

A Quinta das Bágeiras há três gerações que produz vinho na Bairrada, mas só em 1989, sob a alçada de Mário Sérgio, começou a comercialização com marca própria. Desde essa altura, o percurso tem sido fiel à sua história e tradição, e talvez por isso seja hoje uma referência nos vinhos da Bairrada e em Portugal.

Mário Sérgio é um tradicionalista que conhece bem o terroir da sua zona, conseguindo assim produzir vinhos de elevada qualidade e forte identidade. E foi ele mesmo o anfitrião desta noite, a fazer justiça à sua fama de grande conversador e defensor dos assuntos da Bairrada tradicional. Num clima muito informal, que nos permitiu ir acompanhando os vinhos com os petiscos do Sr. Simões, em que brilharam ainda os robalos assados, e o seu molho suculento, a ligar bem com os brancos da casa.


A provar que estes são vinhos que estão bem para a mesa, e para o tradicional petisco português, de qualquer que seja a região.


Para beber noutra ocasião, em casa, trouxemos um vinho fora do registo tão clássico da marca. O Avô Fausto 2014, que surgiu para homenagear o avô do actual proprietário da Quinta das Bágeiras, bem como para comemorar os 25 anos da mesma.

Fausto Nuno, o homem que adquiriu várias parcelas de vinhas e que semeou na família o interesse pelo vinho, gostava de vinhos elegantes e frescos, mais macios nos seus taninos e com teor alcoólico moderado. Este é um vinho que vai ao encontro do seu perfil, numa mistura de vinhas velhas e vinhas com cerca de 15 anos.


Uma abordagem mais elegante e “consensual”, que tanto pede guarda como dá muito prazer a quem o beber agora.


garrafa-quinta-bageiras-vinho-avo-fausto-2014-bairrada-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: amarelo claro
Aroma: notas citrinas e frutos secos
Sabor: elegante e macio, suave untuosidade
Final de Prova: médio

Castas
Vinhas Velhas

Produtor
Mário Sérgio Alves Nuno

Preço: 17,00€


Quinta das Bágeiras

Fogueira, 3780-523 Sangalhos, Portugal 

www.quintadasbageiras.pt

COORDENADAS GPS: N 40° 29′ 6.339” W 8° 29′ 57.395”

Nota: A Quinta das Bágeiras aceita reservas de grupos para provas e refeições, mediante marcação antecipada.

3 Comentários

  1. Gostava de têr a oportunidade de conhecer este vinho bem perto da minha região e com o meu bom nome . Assim seja a a sua qualidade, mas espero que sim!

  2. Onde posso provar e encomendar umas garrafinhas de branco e talvêz tinto que não conhêço?!. Obrigado.

    1. Caro Fausto, a qualidade é garantida 🙂
      Para comprar terá de procurar em garrafeiras ou contactar directamente com a Quinta das Bageiras. Boas Provas!

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *