Império dos Sentidos
Bebes.Comes 13/02/2016

“One’s destination is never a place, but a new way of seeing things.”

Henry Miller


Ruy Leão, é só um dos Chefs mais simples e amados do Porto! No que toca à gastronomia japonesa o Shiko está definitivamente no topo das nossas preferências, e de toda uma legião de apreciadores e amigos. O Ruy Leão e a Alexandra Salgado são um casal e este é o seu projecto, um espaço inspirado nas Izakayas, as Tascas ou Gastropubs Japoneses. Aqui imprimem o seu cunho muito pessoal, que é simples, familiar, eclético e sobretudo muito criativo.

Para os que têm interesse em conhecer para além dos típicos combinados de peças, uma tarde à “mesa do chef” Ruy Leão é uma viagem pelos cinco sentidos….

moto-imperio-dos-sentidos-restaurante-shiko-porto-sushi-ruy-leao-shika-vinho-casal-santa-maria-riesling-bebespontocomesfachada-imperio-dos-sentidos-restaurante-shiko-porto-sushi-ruy-leao-shika-vinho-casal-santa-maria-riesling-bebespontocomeslogo-imperio-dos-sentidos-restaurante-shiko-porto-sushi-ruy-leao-shika-vinho-casal-santa-maria-riesling-bebespontocomesalmoco-imperio-dos-sentidos-restaurante-shiko-porto-sushi-ruy-leao-shika-vinho-casal-santa-maria-riesling-bebespontocomesambiente-imperio-dos-sentidos-restaurante-shiko-porto-sushi-ruy-leao-shika-vinho-casal-santa-maria-riesling-bebespontocomes


Visão, tacto, paladar, olfacto e audição


… porque até a banda sonora, que vai de Jorge Palma a Bob Marley, representa bem o espaço e os seus anfitriões!

Enquanto trincamos os originais snacks da casa… 
. Edamame ( vagens )
. Tomate Cherry em Tempura com Wasabi
. Tsukemono de cenoura e couve ( pickles ou conserva de vegetais )

… conversamos com o Ruy, sobre todo o tipo de projectos, dos pessoais aos profissionais, a sua recente viagem ao Japão, e a próxima aposta no Shiko, que vai passar por uma ainda maior atenção ao serviço de vinhos.

E por falar em vinhos, estava na altura de escolher o que nos iria acompanhar nesta magnífica refeição.

Casal Santa Maria Riesling 2014 foi o eleito perfeito para o que se seguiu:
. Okonomiyaki. Uma panqueca japonesa, com couve, bacon, mariscos e ovo. Estava “viva” (acreditem!), cheia de sabores, e deixou-nos a sonhar com o que seria o brunch perfeito para os nossos domingos. 
. Tataki de Salmão com Miso doce e 7 pimentas. Uma malga cheia de subtileza que nos deixou a salivar, de tal maneira que chegámos ao ponto de “discutir” pela última peça de salmão braseado ( nunca imaginámos que tal fosse possível acontecer na nossa vida! ).
. Sunomono (salada de pepino marinado em vinagre doce)  com polvo, algas e beringela no sú-misô (molho japonês).
. Cavala na Telha Cavala marinada em vinagre de arroz, molho de miso, vinagre de ameixa e alho. Uma “especialidade da casa”.
. Sushi  – Gunkan estilo #shiko – Peças delicadas, perfeitas, lindas e #estilodeliciosas.
. Tori Nanban. O frango frito com molho agridoce caseiro.

mesa-chef-imperio-dos-sentidos-restaurante-shiko-porto-sushi-ruy-leao-shika-vinho-casal-santa-maria-riesling-bebespontocomescomendo-imperio-dos-sentidos-restaurante-shiko-porto-sushi-ruy-leao-shika-vinho-casal-santa-maria-riesling-bebespontocomesfood-imperio-dos-sentidos-restaurante-shiko-porto-sushi-ruy-leao-shika-vinho-casal-santa-maria-riesling-bebespontocomesgarrafa-mesa-chef-imperio-dos-sentidos-restaurante-shiko-porto-sushi-ruy-leao-shika-vinho-casal-santa-maria-riesling-bebespontocomespanqueca-imperio-dos-sentidos-restaurante-shiko-porto-sushi-ruy-leao-shika-vinho-casal-santa-maria-riesling-bebespontocomesalmoco-mesa-chef-imperio-dos-sentidos-restaurante-shiko-porto-sushi-ruy-leao-shika-vinho-casal-santa-maria-riesling-bebespontocomesbalcao-imperio-dos-sentidos-restaurante-shiko-porto-sushi-ruy-leao-shika-vinho-casal-santa-maria-riesling-bebespontocomes


Uma experiência incrível de “petiscos japoneses”, cozinhados e escolhidos pelo Chef para nós.


Onde destacamos, para além do deslumbramento dos sabores, a criatividade, a apresentação, o pormenor, e a subtileza e delicadeza tão características desta cultura.

Aqui só se utilizam produtos frescos, cozinhados na hora, longe dos freestyles de fusão carregados de toppings e ingredientes. No Shiko fazem ainda parte da carta o carapau, a tempura de caranguejo de casca mole, o ceviche e os peixinhos da horta à japonesa, entre outras especialidades.

Para mais uns dedos de conversa à sobremesa, despedimo-nos com uma Pavlova Exótica (Miss Pavlova) e um “não datado” Vinho do Porto da Real Companhia Velha, que veio directamente da adega do pai da Alexandra.

No Shiko é assim.

imperio-dos-sentidos-restaurante-shiko-porto-sushi-ruy-leao-shika-vinho-casal-santa-maria-riesling-bebespontocomes


Shiko – Tasca Japonesa

Rua do Sol 238,  4000-529 Porto , Portugal

www.facebook.com/SHIKOtascajaponesa

COORDENADAS GPS: N 41° 8′ 37.193” W 8° 36′ 28.348”

Nota: A “mesa do chef” é uma mesa especial, com quatro lugares, localizada mesmo em frente à cozinha, onde a escolha dos pratos fica ao critério do Chef e é possível vê-lo a cozinhar para nós, sob marcação.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *