Nossa
bebes.comes 12/04/2016

Nossa Calcário

Branco Bairrada 2013
13% Vol.

Não só o solo e a uva moldam as características de um vinho…

Do solo bairradino trouxemos o Nossa Calcário branco 2013, e da paisagem as influências. O Nossa branco resulta de um projecto a dois, entre Filipa Pato e o seu marido William Wouters, pela vontade de elaborar um vinho que expressasse todo o potencial do terroir de excepção de Óis do Bairro, aldeia que é reconhecida desde o século XIX pela elevada capacidade de criar vinhos brancos.

Vinhos autênticos, sem “maquilhagem”.

Criado com uvas de bical, provém deste subsolo extremamente argiloso com pedra calcária, onde a viticultura tradicional revela a qualidade única das uvas criadas nesta vinha.

A casta Bical é uma casta de uva branca típica da região das Beiras, nomeadamente da zona da Bairrada onde, a par com a casta Maria Gomes, é uma das mais importantes castas da região. Esta casta é de maturação precoce, por isso os seus bagos conservam bastante acidez, e os vinhos produzidos são normalmente muito aromáticos, frescos e bem estruturados.

edificio-pormenor-arquitectura-nossa-calcario-vinho-filipa-pato-bairrada-bical-2013-ria-aveiro-observatorio-bebespotocomesaves-nossa-calcario-vinho-filipa-pato-bairrada-bical-2013-ria-aveiro-observatorio-bebespotocomesfachada-pormenor-nossa-calcario-vinho-filipa-pato-bairrada-bical-2013-ria-aveiro-observatorio-bebespotocomesgarrafa-nossa-calcario-vinho-filipa-pato-bairrada-bical-2013-ria-aveiro-observatorio-bebespotocomesnatureza-nossa-calcario-vinho-filipa-pato-bairrada-bical-2013-ria-aveiro-observatorio-bebespotocomesarq-quadrada-edificio-nossa-calcario-vinho-filipa-pato-bairrada-bical-2013-ria-aveiro-observatorio-bebespotocomesparque-merendas-nossa-calcario-vinho-filipa-pato-bairrada-bical-2013-ria-aveiro-observatorio-bebespotocomes

Definitivamente este é um dos nossos brancos favoritos… poderá ser porque tudo isto que o toca está tão perto de nós?

Neste caso, destaca-se uma forte influência atlântica, mas não só, muitas vezes descuramos outras influências da Beira Litoral. A Ria de Aveiro, é a maior zona húmida na metade norte do território, caracterizada por uma grande riqueza biológica e diversidade paisagística. O clima da nossa região assenta na humidade, ventos dominantes do norte, grande precipitação e pequena amplitude térmica. Os solos são férteis e providenciam uma acidez natural.

A Bairrada é considerada por muitos zona de eleição para a criação de vinhos brancos, e à qual não é certamente alheia esta relação entre a dimensão natural e humana.

O Nossa Calcário 2013 é um branco com carácter bem bairradino, complexidade e corpo, em que a fruta viva não denota o tempo que vai passando.

Destaca-se pela sua frescura e mineralidade cativantes.

Acompanha a gastronomia da região, que vai bem além do leitão ou da chanfana. É o caso do bacalhau, da caldeirada de enguias, ou até daquele “escorrido” típico que as nossas avós faziam todas as noites e que nós não gostávamos nada! Consistia em peixe ou bacalhau, cozidos com batata e hortaliças, e na verdade agora até que ia bem…

garrafa-grande-nossa-calcario-vinho-filipa-pato-bairrada-bical-2013-ria-aveiro-observatorio-bebespotocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: amarelo claro
Aroma: complexo, fruta fresca, com notas minerais e levemente herbáceo
Sabor: boa fruta, acidez e frescura q.b.
Final de Prova: longo e elegante

Castas
Bical

Produtores
Filipa Pato & William Wouters

www.filipapato.net

Preço: 19,90€

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *