Alicante Bouschet by Mouchão
Bebes.Comes 08/12/2016

Herdade do Mouchão / Tonel nº 3-4

Tinto Alentejo 2011
15% Vol.

Sobre a Alicante Bouschet.

Casta de uva tinta de origem francesa, criada por Henry Bouschet entre 1865 e 1885, a partir do cruzamento das uvas Grenache e Petit Bouschet. É uma variedade tintureira, o que significa que os compostos de cor encontram-se não só na película como também na polpa de cada bago de uva, proporcionando vinhos intensos e carregados de cor.


Desconsiderada nos restantes países onde é plantada, é hoje uma casta que está totalmente enraizada no Alentejo.


A precisar de muito Sol, aqui encontrou as condições necessárias, adaptou-se na perfeição ao clima e tornou-se a base essencial de grande parte dos vinhos alentejanos. Aos lotes acrescenta cor, firmeza, textura, e aromas normalmente mais complexos que frutados – especiarias, tabaco, frutos silvestres, cacau, azeitona e notas vegetais. Raramente é engarrafada sozinha, mas existe sempre a excepção que confirma a regra…

Sobre a sua origem no Alentejo… e a história de uma família inglesa em Portugal.  

Os Reynolds vieram para se ligar ao negócio do Vinho do Porto. Em boa hora, início do século XIX, Thomas Reynolds desce para a região do Alentejo, com o objectivo de explorar o negócio da cortiça. Três gerações depois, o seu neto John Reynolds adquire a Herdade do Mouchão para a produção de vinhos.


Embora não haja como provar, suspeita-se que a família Reynolds tenha sido a responsável pela introdução da Alicante Bouschet em Portugal.


Conta-se que terão convidado dois professores de Bordéus para irem até à Herdade avaliar o terroir, e com a previsibilidade de boa adaptação da casta começa a história da Alicante Bouschet no Alentejo. Terá sido a sua capacidade tintureira que levou a família Reynolds a plantar Alicante Bouschet no Mouchão, uma vez que nesta época produziam na Herdade vinhos generosos, elaborados segundo a mesma lógica do Vinho do Porto, e era necessário que esses vinhos fossem mais escuros.

Hoje a Alicante Bouschet, está presente em muitos dos melhores vinhos nacionais, sobretudo no Alentejo, onde é referência e ocupa grande parte das vinhas da região.

Sobre a Adega do Mouchão… “terroir” de excepção da Alicante Bouschet

que nos recebe com uma paisagem rústica de Outono, floresta, olival… e claro, a Vinha dos Carapetos e os seus 7/8 hectares de Alicante Bouschet. No Mouchão, a casta tem algumas condições particulares para se revelar de forma expressiva. Plantada num plano mais elevado, que lhe dá frescura, tem também uma localização entre dois cursos de água, não necessitando de rega.


A Adega tradicional será das mais antigas do Alentejo e data de 1901.


Em 1929, instalou-se a destilaria, a mesma que ainda hoje é utilizada para produzir a aguardente do Mouchão. Após o 25 Abril de 1974 a Herdade foi ocupada, e só foi devolvida à família passados dez anos, infelizmente num grande estado de degradação e sem stock de vinho, a maior parte vendida ao desbarato. Hoje, a Herdade do Mouchão continua a ser gerida e trabalhada pelos descendentes da família Reynolds, e mantém-se como sempre foi, uma tradição de família.

Mais do que um negócio, o Mouchão é uma filosofia de vida.


Aqui o lema é dar tempo ao vinho.


Todo o processo de vinificação se mantém praticamente intocável, preservando a tradicional vindima à mão e a fermentação das uvas em lagares de pedra com pisa a pés. Possível só devido aos seus 38 hectares de vinha, e à intenção de crescer organicamente e moderadamente.

Os seus vinhos são intensos e quentes, encorpados e taninosos, elegantes e frescos, e não raras vezes “apanhamos” nos seus aromas os mesmos mentolados que sentimos ao caminhar pela propriedade…  

Na histórica Destilaria provámos alguns vinhos Mouchão, a gama mais emblemática da Herdade do Mouchão, com base na casta Alicante Bouschet. O loteamento desta casta complementado com Trincadeira confere-lhe um maior exotismo e elegância. Após fermentação em lagares, o vinho estagia 24 meses em tonéis de 5,000 litros de carvalho português, macacaúba e mogno, e depois mais 24 a 36 meses em garrafa.


São vinhos que apresentam uma cor profunda, concentrada, um carácter especiado e a sua estrutura de taninos única potencia um longo envelhecimento em garrafa.


Correram nos nossos copos os anos de 1988, 2002, 2007, 2011 e os lotes de Alicante Bouschet de 2013, 2014 e 2015. Em comum a intensidade da cor, os mentolados, a frescura, a elegância, a estrutura, o equilíbrio, o nervo e a juventude.

Mas a grande surpresa estava reservada para a apresentação do Herdade do Mouchão Tonel Nº 3-4 de 2011, o vinho topo de gama da Herdade, que só sai para o mercado em anos de qualidade excepcional, com uma produção muito limitada, o que lhe confere um estatuto de ícone. 100% Alicante Bouschet da Vinha dos Carapetos, é um vinho famoso por algumas particularidades…  

A primeira colheita, com data de 1996, nasce da descoberta de que o vinho que estagiava nos tonéis n.ºs 3 e 4 parecia sempre melhor, mesmo muito melhor… mas porquê?

Concluiu-se que tal se devia à evolução da casta Alicante Bouschet nestes tonéis, que para além do carvalho português e do mogno, são feitos de uma madeira exótica do Brasil – a macacaúba – que devido à sua diferente porosidade, ajuda a tornar o vinho mais cheio, mais volumoso, e mais intenso.

Assim, após a fermentação em lagares e comprovada a sua excepcional qualidade, o vinho é trasfegado para os tonéis 3 e 4, onde estagia durante 24 meses. Depois de reavaliada e novamente confirmada a sua qualidade, o vinho é engarrafado e repousa durante 24 a 36 meses em ambiente climatizado.


Está pois pronta para ser apreciada esta edição de 2011.


No copo aromas ainda tensos e cerrados, a antever nuances vegetais, fruta preta e tabaco, e a conquistar-nos indubitavelmente pela sua suavidade inicial que evolui na boca para uma textura densa que nunca deixa de ser elegante e fresca…. como se imaginassemos numa só gota deste vinho a concentração de Alicante Bouschet em intensidade perfeita.

Um vinho para ser apreciado com tempo, a acompanhar bem pratos fortes, de preferência carnes gordas.

A longevidade é garantida, cabe a cada um a decisão de guardar uma garrafa destas por alguns anos, ou não.

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: grená profunda e intensa
Aroma: nuances vegetais, de fruta preta, especiarias e tabaco
Sabor: corpo denso, equilibrado e elegante
Final de Prova: persistente e taninoso

Castas
Alicante Bouschet

Produtor
Herdade do Mouchão

Preço: 100,00€


Herdade do Mouchão

7470-153 Casa Branca, Portugal

www.mouchao.pt

COORDENADAS GPS: N 38° 55′ 18.655” W 7° 48′ 29.868”

Nota: Garrafa #M00747.

Esta visita foi inserida na “Alicante Bouschet Wine Tour – Capitulo I“, organizada pelo João Pedro Carvalho com o objectivo de conhecer de perto os locais mais emblemáticos que serviram de berço a esta casta, provar os seus melhores vinhos e conhecer as suas adegas.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *