Comida Rural
Bebes.Comes 09/04/2017

Dedicado a vós…


… os comensais informados, que vos gabais do que comeis, e que fazeis quilómetros em busca do melhor petisco, partilhando agora com os amigos nas redes sociais!

Se ainda não conhecem a Casa Mattos em Salreu, nao conhecem nada, ou vá, não conhecem um dos templos do nosso bem comer português.

Os que já conhecem, mas não vão lá há muito, de certeza que as saudades são muitas!

Um pouco da sua história…

Há 103 anos, pelas mãos dos bisavós dos proprietários, e exactamente no local onde hoje se encontra a Casa Mattos, nascia um espaço comercial destinado ao serviço de comidas e dormidas. Em 1997, Manuel António da Bandeira Alves, bisneto da fundadora, remodelou o espaço, mantendo o nome Casa Mattos, dado pelo pai da sua esposa, que explorou o local entre 1988 e 1996. É aliás ela que hoje é responsável pela confecção de todo o receituário da casa.

Ao maravilhoso sabor da sua cozinha apurada, acresce uma rigorosa seleção de produtos, a atenção no serviço e um acolhimento requintado.


E é por todos estes motivos (e ainda mais alguns que referenciaremos) que esta é uma das mais prestigiadas Casas de Pasto do país.


Um espaço rústico e acolhedor, onde se pode petiscar e comer pratos de cozinha tradicional portuguesa, que frequentamos há anos e para onde fugimos sempre que precisamos de “colinho”.


Porque aqui sabemos sempre o que vamos encontrar!


Logo à entrada lá estão eles, os petiscos, nos tachos de barro vermelho alinhados ao balcão (onde ficamos geralmente, à conversa com o Sr. Manuel, proprietário da casa).

A ementa conhecemo-la quase de cor e salteado…


As Sopas:

Sopa do Forno e Sopa da Ria.


Os Petiscos:

Polvo em molho verde; orelha de porco grelhada; salada de bacalhau; jaquinzinhos em molho de escabeche; rojões das tripas; iscas de fígado com cebolada; favas guisadas com enchidos; feijoada de samos de bacalhau; feijoada de lebre; feijoada de polvo; pataniscas de bacalhau e de polvo.


Os Acompanhamentos:

Arroz de tomate; arroz de feijão; grelos; feijão verde; salada de feijão frade com molho verde.


Os Pratos Principais:

Podemos escolher entre dois pratos principais existentes na carta e que rodam sazonalmente, sendo os mais frequentes o bacalhau assado no forno com batata a murro, o cabrito no forno e a carne de vitela de raça marinhoa assada no forno a lenha.

Há alguns pratos que exigem encomenda prévia, como a caldeirada de enguias, a cabidela de galo e a lampreia à bordalesa.


As Sobremesas:

Toucinho do céu, pão de rala, bolo visconde, cornucópias e rabanadas com ovos moles (porque aqui é Natal todos os dias!), para além das frutas, dos queijos e da marmelada caseira.


A carta e o serviço de vinhos são irrepreensíveis.

Com gosto, o Sr. Manuel fala-nos sobre as suas preferências e de como escolhe os vinhos para a sua casa.

A Casa Mattos já faz parte da nossa história de vida, pelo que é uma responsabilidade acrescida falar-vos sobre ela. Será sempre impossível sintetizar as experiências, explicar as sensações e a familiaridade de uma refeição do modo que ela é feita aqui.

Mas podemos com toda a certeza dizer-vos… que nós achamos que eles têm a melhor orelha grelhada, que a broa frita e os rojões das tripas são a nossa perdição, mas vamos de propósito mesmo é para comer as rabanadas!


E muitas vezes ficamos bem só assim, com um petisco e um copo de vinho.


Num destes dias que passámos por lá, aquecemo-nos com a maravilhosa Sopa do Forno da casa (feijão encarnado, cenoura, batata, couve galega, carnes de porco e enchidos, confeccionada lentamente no forno por quatro horas) e atacámos uma feijoada de polvo e umas favas guisadas com enchidos.

Para acompanhar escolhemos um vinho que o proprietário particularmente gosta, e nós também, o Quinta dos Roques Bical 2013. Monocasta da região do Dão, mineral, com boa acidez e uma excelente frescura.

Um vinho de pequena produção, tendo sido esta a primeira colheita a ser lançada no mercado, e que só nos traz boas recordações, uma vez que tivemos a oportunidade de o provar en primeur em Abril de 2014 por altura de uma visita à Quinta dos Roques.


Casa Mattos

Rua Padre António Almeida 7A, 3865-282 Salreu, Portugal

www.facebook.com/casamattosrest

COORDENADAS GPS: N 40° 43′ 51.844” W 8° 33′ 38.333”

Nota:
. É conveniente efectuar reserva;
. A Casa Mattos é também conhecida por Casa Matos, situação que pode gerar algumas dúvidas e até guerras (sim, foi o que aconteceu aqui em casa!), mas depois de alguma discussão optámos por manter o nome tradicional e fidedigno de Casa Mattos.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *