Abibes
bebes.comes 02/08/2017

Quinta dos Abibes / Sublime

Espumante Brut Nature Bairrada 2010
12,5% Vol.

Não vos podemos dizer que fomos visitar a Quinta dos Abibes como se fosse a primeira vez, ou como se não a conhecessemos já… Também não se tratou de uma visita oficial, porque foi na verdade um encontro de amigos.

Digamos que foi uma visita que ficou registada!

O Prof. Doutor Francisco Batel estava à nossa espera, para nos guiar por uma viagem pelo seu imaginário.

Adquirida em 2003, a Quinta dos Abibes situa-se na encosta da Serra do Buçaco, e vai buscar o seu nome a uma ave migratória – Abibe (Vanellus Vanellus).

Após vários anos de abandono, foi objecto de uma planificação e intervenção ao nível dos solos, para melhor adequar a trilogia castas/solo/clima, tendo em vista vinhos únicos e de grande qualidade. As castas escolhidas foram as tintas Baga, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon, e as brancas Arinto, Bical e Sauvignon Blanc.

Daqui nascem, entre outros vinhos, mas os mais emblemáticos, o Quinta dos Abibes Sublime, o branco feito a partir da casta Arinto, e o tinto da Touriga Nacional, e o Vanellus Classic Edition Cabernet Sauvignon. A enologia está a cargo do sobejamente conhecido e reconhecido profissional Osvaldo Amado.

A aposta é feita na diferença e qualidade dos produtos.

Privar com o Prof. Batel é ter o privilégio de assistir à forma apaixonada como vive o seu projecto e o que coloca de si em cada vinho que nasce na Quinta dos Abibes.

O mesmo homem que é exigente, rigoroso, frontal e sem papas na língua, é também um dos produtores mais doces e generosos que conhecemos.

Tivemos a sorte de nos encontrarmos pela primeira vez num dia mais crítico, em que não ficou nada por dizer, e ainda bem!

Hoje está à nossa frente, tão simples e genuíno, com um brilho nos olhos, à procura dos diplomas do “International Wine Challenge 2017” – Ouro para o Quinta dos Abibes Brut Nature 2010 e “Best Portuguese Sparkling” – para nos mostrar.

Em “casa” de bairradino não se recusa espumante, muito menos um Quinta dos Abibes Sublime.

Este Brut Nature de 2010, com o dégorgement feito seis anos depois, é um senhor vinho, e sem dúvida um dos grandes espumantes nacionais.

Uma produção limitada a 2600 garrafas, criada a partir da casta Arinto, (50% do vinho base fermentou em barricas de carvalho francês de segundo uso). Aroma intenso, com alguma complexidade, frescura e mineralidade. Na boca é tão delicioso quanto desafiador. Está lá a cremosidade, a bolha fina e persistente, mas essencialmente a riqueza da fruta. Enche a boca. E torna difícil a tarefa de o “catalogar” ou indicar para algo em específico…

É tão apaixonante, que vai bem com tudo, à boa maneira bairradina!

Mas atrevemo-nos a deixar uma sugestão, que nos deixa com “água na boca”, o bolo da Páscoa da região, e uma bela fatia de queijo da Serra. Uma harmonização “única”!

Para os que como nós são seguidores deste projecto boutique, vêm aí algumas novidades… Vamos aguardar! Até lá, a melhor foto ficou por tirar. A da despedida. Uma imagem enternecedora do Professor e a da esposa.

Até breve!

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: amarelo palha
Aroma: intenso e complexo, notas de biscoito, ligeira tosta
Sabor: bom volume, acidez, bolha fina
Final de Prova: persistente

Castas
Arinto

Enólogo
Osvaldo Amado

Produtor
F. Batel Marques

Preço: 28,00€


Quinta dos Abibes

Aguim, 3780-562 Anadia, Portugal

www.facebook.com/Quinta-dos-Abibes-vitivinicultura

COORDENADAS GPS: N 40° 24′ 34.117” W 8° 25′ 59.376”

Nota: Garrafa #2016.

Para quem tiver um orçamento mais apertado, aconselhamos do mesmo produtor o espumante Quinta dos Abibes Arinto & Baga Reserva 2012 Extra Bruto.

2 Comentários

  1. Muitos parabéns! São sempre cativantes, apelativos e muito bem estruturados os vossos artigos! Alto gabarito! O professor Batel foi meu professor em Coimbra, já conseguiu o sonho de vida deve estar menos rabujento ahaha!

    1. Nelson, muito obrigada por essas palavras. O Prof. Batel quando está a mostrar a Quinta está sempre muito feliz. Se ainda não conhece, aproveite e marque com ele uma visita 😉

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

%d bloggers like this: