Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Se Me Deixasses Ser
bebes.comes 11/03/2018

Esporão / Private Selection

Branco Alentejo 2015
14% Vol.

“Se me deixasses ser
O sítio onde podes voltar…”

Tiago Bettencourt

… A nossa casa.

Do que partilhamos convosco durante estes anos de blog, já perceberam certamente o quanto Ela é importante para nós.

Porque quanto mais agitada é a nossa vida, mais damos valor à paz que muitas vezes só encontramos dentro destas quatro paredes. É onde conseguimos (ou pelo menos tentamos) desligar do mundo.

Infelizmente, só um dia ou algumas horas por semana nos é possível dedicar a estas simples “tarefas” que nos dão tanto prazer…


Arrumar

Viver num T1 é um grande desafio!

A tendência é para acumular, e por isso todas as semanas temos obrigatóriamente de arrumar e destralhar… reciclar, dar ou até vender… com negociações pelo meio, porque nem sempre é fácil, para um ou para o outro, abdicar de algumas das nossas coisas.

Mas tem de ser, ou viveríamos atulhados em revistas, brindes, caixas de madeira, rolhas, garrafas, lembranças disto ou daquilo, coisas que já não funcionam, e sabe-se lá mais o quê…

Aqui impera o princípio: Menos é Mais! Já a entrar na próxima categoria.


Decorar

Significa reformular um espaço físico com a finalidade de torná-lo mais bonito e/ou funcional.

Não será algo que fazemos todos os fins de semana, mas pelo menos compramos umas flores e vamos mudando algumas coisas.

Arejar e arrumar, funcionalidade e beleza, são as palavras de ordem cá em casa.


Cozinhar

O maior contra senso, porque nenhum de nós gosta ou cozinha particularmente bem.

Mas não há nada melhor do que comida caseira, e é geralmente ao Domingo que temos tempo para novas experiências, de entre receitas que procuramos na internet até ao receituário das nossas mãezinhas. Tempo, carinho e curiosidade são aqui os ingredientes certos.

E tanto quanto possível, tentamos adiantar e organizar as refeições que vamos fazer durante a semana, pois só assim conseguimos seguir um plano mais saudável.


Reunir à mesa

Da cozinha para a nossa mesa redonda. O comer com tempo, para saborear e conversar, sobre coisas mais ou menos importantes.

À volta de um antipasto ou de uns simples ovos estrelados, com um copo de vinho.


Ouvir música

Às refeições ou a toda a hora. Tem o dom de nos acalmar e inspirar.

Na playlist seleccionada pelo Pedro, incluem-se diversos estilos e muitas referências, com especial destaque para a música portuguesa.

Best Youth, Tiago Bettencourt, Salvador Sobral, Carolina Deslandes, JP Simões e Cristina Branco, é o que andamos a ouvir por estes dias.


Netflix

Não temos muito tempo para estar agarrados à tv, mas mesmo assim tentamos descobrir programas e novas séries que agradem aos dois.

Neste momento aguardamos ansiosamente pelas novas temporadas de Stranger Things!


Trabalhar para o blog

É um prazer quando podemos fazê-lo no conforto do nosso lar.

Extremamente caseiros, é nesta confort zone que nascem a maior parte das nossas ideias. No sofá, à mesa ou enquanto cozinhamos.

As poucas horas livres – do trabalho, das tarefas domésticas e dos compromissos – passam num instante, e é um luxo arranjarmos tempo para escrever e podermos fazê-lo sobre as coisas com que nos identificamos.

“Se o filme fosse meu
Se fosse eu a mandar…”

… tinhamos mais tempo para o que nos faz felizes!

O vinho foi aberto só porque sim, sem planos. Acabou mais tarde por acompanhar umas ervilhas tortas, a entrada escolhida para receber um casal amigo.

A garrafa foi-se num ápice, porque eles adoraram.

Podemos até avançar que terá sido o vinho branco que já beberam que mais gostaram. É tão bom juntar amigos e poporcionar estes pequenos prazeres.

O Private Selection branco nasceu pelas mãos do Esporão em 2001, com o intuito de desafiar o perfil tradicional dos grandes vinhos do Alentejo.

Foi escolhida a casta Semillon, que é fermentada e maturada em barricas novas de carvalho francês com o intuito de optimizar o seu potencial, para expressão do terroir e da criatividade dos seus enólogos. Caminha hoje num registo sólido, e oferece-nos um vinho com riqueza e complexidade q.b..

No nariz apresenta agradáveis notas de toranja e cítricos maduros. O paladar é aveludado e ligeiramente untuoso, mas essencialmente muito elegante.

Desde 1985 que o Esporão convida um artista português para desenhar os rótulos do Esporão Reserva e do Private Selection. Neste ano de 2015 o desafio de ilustrar o rótulo foi feito ao artista Pedro A. H. Paixão.

Para o autor, o vinho não é só um líquido que se bebe, mas sim um transmissor de memórias, e da intensidade das pessoas e vidas de uma região (não poderíamos concordar mais!), e foi esse diálogo que ele pretendeu representar.

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: aspecto cristalino, cor palha
Aroma: notas de toranja que se misturam com a compota fresca de alperce, e notas discretas da tosta da barrica bem integrada que lembram amêndoa torrada com apontamentos de pimenta branca
Sabor: rico e untuoso q.b.
Final de Prova: profundo e persistente

Castas
Semillon

Enologia
David Baverstock e Sandra Alves

Produtor
Esporão

www.esporao.com

Preço: 20,00€


Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *