Des Arts
Bebes.Comes 07/04/2018

Rascunho by Quinta de Santiago

Branco Verde 2015
13,5% Vol.

Des Arts…

Às margens do rio Tâmega, Amarante é história, monumentos e tradição. Foi o nosso destino um destes fins-de-semana, onde fomos encontrar bem mais do que o expectável…


A história de um casal.

Descendente do poeta e escritor Amarantino, Teixeira de Pascoaes, Francisca Fonseca, depois de viajar pelo mundo, decidiu regressar às origens e recuperar, juntamente com o seu marido Roberto Feitosa, o histórico Hotel Silva.

Este que foi o primeiro Hotel da região, sempre estivera no seu imaginário…


Um Hostel com passado.

Que remonta a uma época de apogeu, comercial e cultural, em que o Hotel Silva recebia muitos viajantes, desde os que vinham comercializar produtos, aos que vinham por questões familiares ou culturais.

Inspirada pelas histórias e fotografias que cresceu a ouvir e a ver, Francisca presta homenagem a estes artistas, aos de Amarante e a todos os que aí passavam temporadas, quer na Casa de Pascoaes – que ainda se mantém na família – quer no histórico hotel.

Daí o nome Des Arts – Hostel & Suites, e ainda o facto de cada quarto ter associado o nome de um pintor ou escritor, e contar um pouco da sua história.


Uma paisagem especial nestes dias cinzentos.


Com uma localização privilegiada, em pleno centro de Amarante e debruçado sobre o rio Tâmega, o antigo edifício foi totalmente renovado.

Na sua recuperação, Francisca e Roberto reaproveitaram o vasto património, e é possível encontrar pelos corredores do Des Arts as madeiras, os móveis, e os objectos antigos, muitos reconvertidos agora em novas peças e funcionalidades. Ideias simples, atenção ao pormenor e muito respeito pela história!

A ligação à arte estende-se até ao jardim, desenhado com base num famoso quadro de Amadeo de Souza-Cardoso, também natural de Amarante.

No Des Arts – Hostel & Suites, como o nome indica, convivem suites com camaratas, num conceito inovador em que a ideia é proporcionar uma experiência descontraída e informal. Uma casa longe de casa, onde a cozinha e a sala de jantar são comunitárias, para que os hóspedes possam preparar as suas próprias refeições.

Bonito, funcional e acolhedor, é o destino ideal para uma escapadela de fim-de-semana em família ou a dois.

Com vista para o rio Tâmega está a poucos metros da emblemática ponte de S. Gonçalo e do centro de Amarante. O que precisávamos. Mudar de ambiente, ar puro e miminhos. Um bolo acabado de fazer. Lareira acesa. Paz. Zero compromissos. E vinho verde para provar!

Quando o cenário é bonito e confortável, sabe bem ficar dentro de portas…


Na mala levámos a 1ª edição de um novo projecto.


O Rascunho é a representação do lado experimental e criativo da Quinta de Santiago, e do espírito jovem e inquieto que está no seu ADN. Nasce da vontade de produzir um vinho fora do “perfil clássico” da casa e da intenção de ensaiar novos caminhos.

Com uma tradição ligada à cultura do vinho alvarinho, neste novo projecto a paixão e o profissionalismo da geração mais jovem não quer deixar de potenciar o terroir e a imaginação, através da experimentação de novas práticas na vinha, novas castas e novas vinificações em adega, sem regras definidas à priori.

Em 2016 visitámos o coração desta quinta centenária, e o que chega agora às nossas mãos é o resultado do que tivemos oportunidade de provar na altura em embrião.

Um tributo ao potencial de guarda da casta rainha da região, do ano excepcional de 2015, numa produção muito reduzida – edição única e irrepetível limitada a 600 garrafas -, que resulta de uma microvinificação experimental, em balseiro de carvalho francês, de 2000L novo.


A roupagem é ousada e o vinho é para ser saboreado sem pressas.


Destaca-se o seu carácter mineral e fresco, o bom corpo e a acidez. Apresenta-se intenso e vibrante, e o tempo de estágio veio afinar-lhe a elegância.

O perfil é de guarda, mas quem ainda quiser comprar terá de se apressar, pois nesta altura já serão poucos os exemplares disponíveis!

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: citrina
Aroma: elegante, complexo q.b.
Sabor: bom volume, frescura e acidez
Final de Prova: longo e persistente

Castas
Alvarinho

Produtor
Quinta de Santiago Boutique Winery

www.quintadesantiagoalvarinho.blogspot.pt

Preço: 24,50€


Des Arts – Hostel & Suites

Rua Cândido dos Reis 53, 4600-055 Amarante, Portugal

www.hosteldesarts.com

COORDENADAS GPS: N 41° 16′ 7.824” W 8° 4′ 49.727”

Nota: Garrafa #366/600 – Packaging design by Sparrow Creative Solutions.

1 Comentários

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *