Madre de Água
Bebes.Comes 03/11/2018

Terras Madre de Água / Encruzado

Branco Dão 2017
13% Vol.

Para os que ainda têm uns dias e gostam de descobrir novos caminhos com a chegada do Outono…


Deixamos aqui as coordenadas do Hotel Rural Madre de Água, um projecto sustentado que respeita a natureza e as tradições, em Vinhó, concelho de Gouveia.

No sopé da Serra da Estrela, esta é uma região de paisagens deslumbrantes… São 16 hectares de Quinta Madre de Água onde coexistem vinhas (uma das parcelas com 40 anos), oliveiras, carvalhos, castanheiros, pinheiros, pomares (predomina a pêra rocha, a maçã golden e a bravo esmolfe), cerejeiras centenárias, formações rochosas da era Glaciar e muitos poços de água. Será aliás este elemento e esta quinta a dar o nome ao projecto Madre de Água, o seu logotipo representa a imagem dos cristais da água.

Aqui, a natureza basta para nos proporcionar todo o tipo de actividades, desde provas de vinhos e queijos, a passeios a cavalo.

O luxo espreita numa tendência care green, em que é imperativo cuidar do nosso planeta, estando o respeito pela natureza, pela comunidade e pelos animais na linha da frente.


O Hotel

Um hotel de charme com 10 quartos e um restaurante, onde os hóspedes são recebidos em ambiente familiar e num registo de contacto com a natureza.

Rodeado por vinhas, na sua arquitectura manteve-se a tradição do granito e da madeira, dando destaque às varandas e terraços, estratégicamente posicionados para apreciarmos as vistas para a magnífica Serra da Estrela.

Todos os quartos têm o nome de uma casta portuguesa.

E não falta também uma piscina exterior para os hóspedes se refrescarem nos dia mais quentes e apanharem banhos de sol.


A Queijaria

O projecto engloba também uma queijaria, que alia a tradição às novas tecnologias na arte de produzir o famoso queijo da Serra da Estrela certificado.

Hoje, são mais de 450 as ovelhas da raça bordaleira e 150 cabras a produzir o melhor leite e queijo da região na Quinta Madre de Água.

No fim-de-semana que aqui passámos deliciámos-nos não só com os queijos, mas também com os iogurtes naturais ao pequeno almoço e os gelados caseiros à sobremesa!

Os hóspedes são convidados a participar em visitas guiadas pela propriedade e em algumas actividades agrícolas, como a ordenha e a tosquia das ovelhas. A tosquia acontece geralmente em Maio, e tem como finalidade libertar as ovelhas do calor produzido pela lã durante os meses quentes. Pelo facto de ser uma lã curta, depois de transformada, é utilizada para tecidos grosseiros como por exemplo o burel.

O burel foi durante muito tempo o tecido eleito pelos pastores para os abrigar no Inverno, pelo grande conforto térmico e pela sua impermeabilidade natural. Produzido com 100% de lã pura é um dos produtos artesanais da Serra da Estrela que tem voltado a despertar o interesse tanto de portugueses como de estrangeiros, devido sobretudo a uma nova linguagem por detrás das suas criações.

Deixámo-nos seduzir por este burel contemporâneo e aquirimos uma boina Burel by Luis Nogueira da Serra da Estrela, que foi utilizada durante a nossa visita à Quinta Madre de Água e está preparadinha para as próximas visitas serranas, e não só!


A Coudelaria

Mais um grande projecto e investimento Madre de Água, neste caso para a preservação do cavalo de pura raça Lusitana.

Aqui desenvolvem-se serviços associados ao cavalo e à arte de bem cavalgar, com óptimas condições para quem procura o turismo equestre.


Os Vinhos

A Madre de Água é produtora de vinhos de grande qualidade e elegância.

As suas vinhas são circundadas por um conjunto de serras que as protegem das influências exteriores, e dão aos seus vinhos características únicas de aroma e sabor. A 600 metros de altitude, um terroir de excelência, onde estão implantadas as cepas da Madre de Água, muitas delas já existentes quando os terrenos foram comprados pelos actuais proprietários. Entretanto, foram adquiridas outras quintas vizinhas que perfazem a área de 60 hectares, com castas brancas e tintas, nacionais e estrangeiras.

Castas brancas: Encruzado, Gouveio, Bical, Semillon
Castas tintas: Tinta Roriz, Touriga Nacional, Jaen, Alfrocheiro, Syrah, Merlot e Cabernet Sauvignon

Com uma aposta clara em vinhos monovarietais, a enologia está neste momento a cargo de Paulo Nunes.

Não é novidade que somos apreciadores de vinhos monocasta Encruzado, a casta rainha da região do Dão.

Este Terras Madre de Água Encruzado 2017 agradou-nos particularmente, pela sua elegância aliada a uma acidez vibrante e refrescante. Apelativas notas citrinas, mineralidade e frescura, num vinho muito jovem e gastronómico.

Um final de tarde único para nós, que seguimos o projecto e os vinhos Madre de Água desde o seu ínicio. Corria o ano de 2013 quando provámos os primeiros vinhos lançados e jantámos no restaurante da Quinta.

Uma visita que aconselhamos a todo o tipo de apaixonados, não só pelo vinho mas também porque a Quinta Madre de Água é um verdadeiro refúgio para os amantes da natureza.

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: citrina
Aroma: mineral e cítrico
Sabor: boa acidez, fresco e estruturado
Final de Prova: persistente

Castas
Encruzado

Enologia
Paulo Nunes

Produtor
Quinta Madre de Água

Preço: 8,00€


Quinta Madre de Água

Vinhó, 6290-651 Gouveia, Portugal

www.quintamadredeagua.pt

COORDENADAS GPS: N 40° 29′ 32.323” W 7° 37′ 5.674”

Nota: Para além da produção de vinhos de marca própria, são ainda produzidos na Quinta Madre de Água, queijos, compotas e azeite.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *