Geração Cabriz
Bebes.Comes 16/02/2014

#daowinelover MasterClass @Quinta de Cabriz / Dão Sul


Presentes em mais um “evento” de sucesso organizado pelo grupo #daowinelover, desta vez recebidos pela família Dão Sul (Globalwines), na sua Quinta de Cabriz.  A ordem de trabalhos previa:

“A oportunidade única para passar um dia em redor dos vinhos do Dão produzidos pela Dão Sul, na Quinta de Cabriz, ouvindo as explicações de Osvaldo Amado e Ana Maria Rodrigues.(…) A oportunidade para almoçar e visitar as instalações sediadas em Carregal do Sal e que suportam logisticamente a Dão Sul.”

Para nós, dãowinelovers iniciados na “geração Cabriz“, terá ido muito além do programa da visita…


Os Factos:

Ficámos a conhecer melhor a história desta grande casa e o Universo Dão Sul/Global Wines, embora não tenha sido para nós a primeira vez como já tivemos oportunidade de falar aqui .

À prova tinhamos um páinel de 35 vinhos…mesmo!… que não provámos todos! Mas destacamos algumas referências:

As Relíquias – Casa de Santar de 1965, 1975 e 1983
Os Brancos – Cabriz Encruzado 2005, Condessa de Santar 2006 e 2011
Os Tintos – Casa de Santar Touriga Nacional 2007, Maria João Private Collection 2008, Conde de Santar 2009 e Four C 2009
O Espumante – Condessa de Santar
Colheita Tardia – O Outono de Santar

Seguiu-se um almoço delicioso, que iniciou com os enchidos típicos da região. Foi servida uma “Chora do Mar à Quinta de Cabriz” que fez uma parelha (pode-se dizer isto?!) vencedora com o Quinta de Cabriz Encruzado 2012. Passou-se ao Arroz de Pato, e posteriormente às sobremesas… mais uma vez tradicionais e dignas de registo… nós escolhemos a Tigelada, o Requeijão com Doce de Abóbora e as Geleias de Vinho da Quinta de Cabriz…

… tudo isto na boa companhia dos presentes e dos vinhos… os espumantes da Quinta de Cabriz e Condessa de Santar, os brancos, os tintos, e para finalizar o Outono de Santar Colheita Tardia e o Cabriz licoroso…!


As Emoções:

No decorrer do evento perguntam-nos qual a nossa posição na área…quem somos e o que fazemos… respondemos que somos consumidores. Causou estranheza a nossa resposta… Só consumidores? Enófilos, então? Não, também não, enófilo pode ser o que estuda ou gosta de vinhos, o que se dedica profissionalmente ou por prazer a estudá-los… mas o consumidor pode ser tudo isso e muito mais, o que olha para o mundo do vinho como um produto… o que aprecia o néctar e a história, mas também valoriza o marketing, a comunicação e o produto tal como lhe é apresentado.

Por isso não esquecemos as primeiras impressões, e não esquecemos que os primeiros vinhos do Dão que começámos por beber foram Quinta de Cabriz e Casa de Santar, e como nós, muitos e muitos consumidores de vinho… pelo que, ninguém se engane que o sucesso da Dão Sul, a sua história e a qualidade dos seus vinhos, será sempre muito importante para o Dão…

dao-sul-cabriz-bebespontocomesevento-quinta-cabriz-bebespontocomesadega-quinta-cabriz-bebespontocomesvinho-quinta-cabriz-2000-bebespontocomesvinhos-velhos-quinta-cabriz-casa-santar-bebespontocomesvinhos-quinta-cabriz-bebespontocomeschora-quinta-cabriz-bebespontocomescasa-santar-bebespontocomesvinho-licoroso-quinta-cabriz-bebespontocomesdoces-geleias-quinta-cabriz-bebespontocomescolheita-tardia-casa-santar-bebespontocomesevento-daowinelover-cabriz-bebespontocomesloja-vinhos-quinta-cabriz-bebespontocomes


Quinta de Cabriz

Quinta das Sarzedas 3430-144 Carregal do Sal , Portugal

www.quintadecabriz.pt

COORDENADAS GPS: N40º 25´30.03″ W8º 01´06.80″

Nota: A Dão Sul aposta bastante, e bem, no Enoturismo, pelo que a Quinta de Cabriz está aberta a visitantes, bem como o seu Restaurante, onde todas estas iguarías podem ser apreciadas e acompanhadas pelos seus vinhos. É ainda possível adquirir qualquer um dos vinhos do grupo na sua loja.

1 Comentários

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *