Alvarinho do Carvalhal
Bebes.Comes 13/05/2014

Vale da Capucha / Alvarinho

Branco Lisboa 2011
14% Vol.

vinho-branco-alvarinho-vale-capucha-pynga-bebespontocomes

Mais um ano em que falhámos a Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço… ficámo-nos pelas provas em casa. A pensar no significado que o Alvarinho tem para nós… Casta Nacional. Casta Nobre. Casta Antiga. Casta de Qualidade excepcional. Casta Aromática. Casta Floral… as notas de flôr de laranjeira, violeta, tília, erva-cidreira madressilva… e Frutada… notas de pêssego, toranja, maçã, marmelo, limão, maracujá e líchia. Casta Fresca, com boa acidez, complexidade e corpo.


Rainha na Região do Vinho Verde, e aqui em casa também!


Somos muitos os seus apaixonados, e tanto é que outras regiões andam a piscar-lhe o olho, como é o caso da Península de Setúbal, Estremadura e outras. Um dos exemplos que conhecemos com mais sucesso, é este que vem do Vale da Serra da Capucha, onde já esteve o mar há milhões de anos e deixou os seus vestígios. Como características este é um alvarinho de clima marítimo e solo argilo-calcário de origem oceânica. Aromas com carácter, frescura e muita mineralidade.

Longe da festa, não nos faltou nada… o “perfect serve” do dia foi uma salada, com queijo feta, azeitonas e pistachios, para acompanhar uns típicos bolos de bacalhau… e foi muito bem! Quando voltarmos a fazer, vamos usar pêssego ou lichias com uns frutos secos. A servir… alvarinho… para usar e abusar!

vinho-capucha-alvarinho-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: palha
Aroma: frutas exóticas e pêssego
Sabor: fresco, mineral e com corpo
Final de Prova: persistente

Castas
Alvarinho

www.valedacapucha.com

Preço: 10,90€ 

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *