Vadiagem
Bebes.Comes 05/04/2015

Vadio

Branco Bairrada 2013 
13,5% Vol.

“Quem tem boca vai a Roma”… ou à Poutena.


Foi o que pensámos e pusemos em prática esta sexta-feira, que para mais era Santa… e que não seja considerada pecado a nossa vadiagem, uma vez que íamos com um objectivo! Encontrar as vinhas do Luís Patrão, e que dão origem aos vinhos Vadio.

Um pequeno projecto familiar que pretende recuperar a Bairrada tradicional, ao nivel das castas utilizadas e meios de produção, para autênticos vinhos DOC Bairrada. O objectivo é produzir vinhos com um estilo clássico, que respeitem a autenticidade da região e o carácter das castas que lhe dão origem. Nascem em duas parcelas de vinha totalmente distintas…

Foi na dos brancos que encontrámos o Sr. Dinis Patrão… (depois de, por sorte, a segunda pessoa a quem perguntámos pelas vinhas, ser a sua esposa que nos levou até lá)… a trabalhar! A revolver os solos arenosos destas vinhas de brancos onde estão plantadas as castas bical, cercial e um pouco de arinto. Há um apetite crescente no mercado pelo regresso às origens e autenticidade… e à conversa com Sr. Dinis percebemos que há muito respeito entre pai e filho, um bom entendimento entre quem cuida das vinhas e quem toma as decisões.


Também nós aproveitámos para aprender um pouco com os mais velhos, e a nossa curiosidade neste dia era sobre a metodologia da Empa na Bairrada.


vinho-vadio-cerceal-bical-vinhas-2013-luis-patrao-poutena-bairrada-vadiagem-bebespontocomesvinhas-dinis-luis-patrao-vinho-vadio-bairrada-poutena-2013-cerceal-bical-vadiagem-bebespontocomesvinho-vadio-cerceal-bical-vinhas-2013-luis-patrao-poutena-bairrada-bebespontocomesvinhas-vadio-cerceal-bical-vinho-vadio-vadiagem-2013-poutena-luis-patrao-bebespontocomes

“A empa prepara a videira para o processo de frutificação e normalmente executa-se em simultâneo com a poda. (…) as varas da videira dobram-se e amarram-se a tutores vivos ou mortos. Esta é a única forma da videira se manter erecta e permitir que a seiva seja distribuída por todas as partes da planta. Sem a empa os gomos das pontas receberiam a maior parte da seiva, enquanto os da base ficariam sem “alimento”, impossibilitando o seu correcto desenvolvimento.

Como Executar? As varas da videira devem ser dobradas ou curvadas com cuidado para evitar que se partam. A acção de curvar a videira designa-se gemer.  A vara deve gemer-se ao terceiro gomo, contudo não deverá ficar demasiado curvada, porque dessa forma a vegetação ficará muito cerrada.”

Para agradecer os ensinamentos do Sr. Dinis, abrimos uma garrafa de Vadio 2013 que levávamos pronta na mala do carro e à temperatura.


Um vinho muito mineral e fresco, com uma boa acidez de boca como gostamos, e que nos refrescou nesta manhã de vento quente e atípica.


Depois, seguimos o nosso caminho, e levámos o resto do vinho connosco…

vinho-vadio-bical-cercial-2013-bairrada-vadiagem-vinhas-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: amarelo claro
Aroma: notas minerais e aromas tropicais, com ligeira maçã verde
Sabor: acidez viva
Final de Prova: persistente e longo

Castas
Bical e Cercial

Enólogo
Luís Patrão

Preço: 8,65€


Vadio

Rua da Saraiva 57, 3780-594 Vilarinho do Bairro, Portugal

www.vadio.pt

COORDENADAS GPS: N40° 24′ 58.878” W8° 34′ 6.422”

Nota: Distinguido como “Produtor Revelação do Ano 2014” pela WINE – Revista de Vinhos.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *