Back to Basics
Bebes.Comes 16/08/2015

Casa Mouraz

Branco Dão 2008
13,5% Vol.

“A autenticidade é o novo luxo.”


Cortar o tomate em gomos e comê-lo com umas pedrinhas de sal. Um hábito transmontano que adquirimos, e que normalmente acompanhamos com outro petisco bem português, as conservas.

O nosso Portugal dá-nos tudo isto e muito mais!

As conservas são um petisco normalmente acessível, de qualidade, nutritivo e de fácil preparação. As cavalas em especial, estão repletas de ácidos gordos ómega 3, que actuam na prevenção de várias doenças, como as cardiovasculares, a hipertensão e os diabetes.

Estamos pois de volta às origens com esta receita de fim-de-semana. Uma combinação de sabores tradicionais com um toque de inspiração italiana… pelo menos de nome, porque a essência é muito semelhante ao que sempre se comeu no nosso país. Estamos a falar da bruschetta (pronuncia-se brusqueta), petisco italiano feito com pão temperado com alho, azeite e tomates picados. Na origem, o nome significava “tostar sobre brasas”, e servia de alimento aos mais pobres. Era usado pão “velho”, coberto com azeite e alho, para disfarçar e melhorar o sabor. Os tomates não faziam parte da receita original.


Hoje a bruschetta tornou-se uma iguaria, e é inclusive utilizada para sublimar o valor do azeite.


back-to-basics-receita-vinho-branco-casa-mouraz-2008-bebespontocomesback-to-basics-vinho-2008-casa-mouraz-bio-branco-receita-bebespontocomesback-to-basics-receita-vinho-branco-2008-casa-mouraz-bio-bebespontocomes


Bruschettas de Cavala

Ingredientes:

. Filetes de cavala em conserva
. Fatias de pão saloio
. Tomates maduros
. Mangericão
. 1 alho
. Azeite q.b.
. Sal e pimenta q.b

Preparação (10′):

Forrar o tabuleiro do forno com uma folha de papel vegetal. Colocar as fatias do pão. Descascar e cortar ao meio o alho. Esfregar as fatias do pão com o alho e regar com um fio de azeite. Levar ao forno, aquecido na posição do grelhador, até dourar. Entretanto, cortar os tomates aos quadrados pequenos. Retirar o pão do forno e dispôr por cima das fatias de pão o mangericão, o tomate, os filetes de cavala. Regar com um fio de azeite, temperar de sal e pimenta e servir.

Inspiração de Receita by Sabores da Minha Cozinha. Os ingredientes são bem simples e familiares… O Tomate, o Sal, o Azeite e o Pão… Mas não é preciso ser rude para ser autêntico.


Onde haveria de ser? Num cenário bem caseiro e o melhor de todos. A nossa casa. Numa altura em que todos parecem fugir das suas casas, sem se questionar porquê…


back-to-basics-vinho-dao-casa-mouraz-2008-receita-melancia-dao-bebespontocomes


O vinho? Excelente.


Um branco da Casa de Mouraz 2008 que os proprietários puseram recentemente à venda… parece que andavam umas garrafas perdidas pela Adega e nós tivemos a sorte de comprar uma. (e a falta de inteligência de comprar só uma!)

Um vinho produzido a partir de uvas das castas Malvasia Fina, Cerceal, Encruzado e Bical, cultivadas de forma ecológica num respeito pelo terroir.


A felicidade que nos trazem os mais simples prazeres, acompanhados de um bom vinho branco, com as suas nuances douradas, alguma evolução, untuosidade e frescura q.b.!


INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: amarela palha
Aroma: notas de alguma evolução, balsâmicos, casca de citrino, marmelo
Sabor: elegante e untuoso
Final de Prova: médio

Castas
Malvasia Fina, Cerceal, Encruzado, Bical

Produtor
António Lopes Ribeiro

www.casademouraz.com

Preço: 10,00€

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *