Ilha dos Puxadoiros
Bebes.Comes 21/11/2015
Muitos dos que vivem perto dela não lhe dão o devido valor, e raramente param para pensar na sua importância…

A Ria… uma força que gera, que produz, e que se adoecer, a sua população também adoece. Nela se pesca, se trabalha, e é cada vez mais um foco de turismo e de relevância económica.


Recentemente fizemos aquela que era uma visita que há muito pretendíamos… fomos conhecer a Ilha dos Puxadoiros.


Localizada na zona norte do antigo salgado da Ria de Aveiro, em linha de vista com a cidade, os seus cerca de 40 hectares são o resultante de um conjunto de 8 marinhas de sal adquiridas por uma sociedade de apaixonados pela ria, designada Canal do Peixe.

A exploração do sal na região de Aveiro é uma actividade tão antiga que remonta à formação da própria Ria de Aveiro. Um ecossistema criado pelo homem ao longo de centenas de anos, que se não for valorizado e cuidado tenderá a desaparecer. Na Ilha dos Puxadoiros desenvolve-se um projecto sustentável, respeitando a fauna, a flora e as comunidades locais. A exploração comercial da Ilha dos Puxadoiros assenta na produção do sal marinho tradicional, das ostras, da salicórnia e outras plantas, bem como de actividades de turismo.

ilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-cidade-moliceirosilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-passeio-barco-moliceiroilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-casailha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-barco-painelilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-painel-bem-vindo


Os Ingredientes da Ilha

O Sal:
Sal marinho tradicional – sal virgem, sal tradicional, e flor de sal – para o qual criaram uma linha própria.

A Salicórnia:
A Ilha dos Puxadoiros é um ambiente propício à produção espontânea das chamadas plantas halófitas, que crescem em ambientes salinos, com especial destaque para a salicórnia.

A sua produção na Ilha respeita a prática de uma agricultura 100% biológica e auto-sustentada, com captação e utilização de recursos hídricos da ria sem dispêndio de energia, pelo efeito único das marés. Com a colaboração da Universidade de Aveiro, têm pesquisado as melhores condições de rendimento agrícola e mecanização das atividades de produção. A salicórnia pode ser consumida fresca (preferencialmente durante a produção de sal, de Abril a Setembro), utilizada para condimentar saladas ou entradas, cozida em água como um legume, em conserva de vinagre, ou desidratada e moída em pó.

Na Ilha também crescem outras halófitas alimentares, como a gramata branca e o funcho-marítimo, sendo que tivemos a oportunidade de provar ambos, mas o último encantou-nos.

As Ostras:
A sua produção é uma das grandes apostas e fonte de rendimento do projecto da Ilha dos Puxadoiros, que está integrada numa zona classificada para a produção de moluscos bivalves vivos em Portugal, e sujeita a um regime rigoroso de controlo da qualidade da água, sob a responsabilidade do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. A ostra é um super alimento, que consumida crua conserva todas as suas vitaminas e propriedades nutritivas.


E é assim que gostamos de as degustar, com um pouco de sumo de limão ou umas gotas de vinho branco ou verde. Em específico as ostras da Ria de Aveiro, que têm um acentuado sabor a mar, e acompanham muito bem com os vinhos brancos e espumantes da região da Bairrada.


ilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-chef-sunsetilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-oysters-franceilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-oyestersilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-caixa-oystersilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-espumante-champanhe-campolargoilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-mesa-petiscosilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-limao-navalheirasilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-entradailha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-sopa-servirilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-beber

A nossa aventura começou no Cais do Viva a Ria onde apanhámos o barco moliceiro. O objectivo era conhecer a Ilha dos Puxadoiros e viver uma aventura gastronómica com os ingredientes que nela se produzem, num… Improvável com Ostras, pelas mãos do Chef Tony Martins.

Uma viagem curta, sob uma deliciosa brisa fresca, ao encontro do paraíso, do Chef e das suas delícias… Fomos recebidos com ostras, como não podia deixar de ser, mas também tivemos a oportunidade de experimentar um sushi de produtos autóctones – sushi de alface do mar, temaki com camarão braseado e molho agridoce, peixe galo, cebola crocante, salicórnia e funcho marítimo -, na companhia de um espumante Campolargo!


Menu As Ostras e As Algas by Chef Tony Martins

. Ostras Explosivas e Maracujá… ostras marinadas, maracujá, algas e peta zetas!
. Uma espécie de… Arroz de Berbigão! Bem desconstruído, usando uma tosta de arroz, um ar de berbigão, salicórnia e flor de sal.
. Long(u) e… Irão! Escalfado, com amêndoa, aneto e azeite de trufa, uma maravilha.
. Sushiiii…?! Peixe, queijo creme, palmaria, ovas e camarinhas.
. 100% Green. Ao estilo de uma sopa japonesa, o chá verde e de cidreira acompanhado dos verdes gramata branca, salicórnia, alface-do-mar, codium.
. Cremosinho de Conservas… um falso risotto de conserva de bacalhau fumado da Comur, com tinta de choco e gracilária.
. Fixe? ou Fishe?! Filetes, braseados com agridoce e verdes alimonados.
. Um Cheirinho de Aveiro … Doce de ovos, cereais, gramata branca, morangos caramelizados e suspiros!

ilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-brasearilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-foodilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-travessailha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-brasear-cozinhailha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-comida-caixinhasilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-peixeilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-cozinha-morangosilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-kitchenilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-sobremesa-morangos-suspiros-ovos-moles


Um menu bem diferente do que estamos acostumados… divino!… a provar que o uso de produtos como os verdes e os moluscos das águas marinhas só beneficia a gastronomia, a saúde e a “economia da ria”.


Na verdade, a Ilha dos Puxadoiros é um paraíso para qualquer apreciador de Ostras, até para conhecer melhor as diferentes espécies e o seu habitat. Mas há mais para ver e para fazer, desde os palheiros de birdwatching ao programa de “marnoto por um dia“, são várias as actividades de lazer e de turismo de natureza que se podem fazer… mas sempre de acordo com um turismo de baixa intensidade e respeito ecológico.

Para os que marcarem visita, não esquecer:
. Chapéu, para proteger do sol e da brisa fresca que se faz sentir na viagem de Moliceiro;
. Calçado e roupa confortável;
. Agasalho para o fim do dia;
. Protector solar.

Para os que preferirem ficar por casa:
. Na Casa da Ria em Aveiro ou na loja online, podem encomendar todos os produtos da Ilha dos Puxadoiros, inclusivé as Ostras.

ilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-paineis-entradailha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-casa-salinasilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-placasilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-salicornia-paisagemilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-artilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-marinhas-portugalilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-paisagem-marinhasilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-salinasilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-placa-salinasilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-foto-artilha-dos-puxadoiros-tony-martins-ostras-sushi-ria-aveiro-sal-salinas-salicornia-bebespontocomes-caes


Ilha dos Puxadoiros / Sede e Loja

Rua João Mendonça 20, 3800-200 Aveiro, Portugal

www.ilhadospuxadoiros.pt

COORDENADAS GPS: N 40° 38′ 29.72” W 8° 39′ 17.981”

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *