Quinta do Portal / Black Pur
Tinto Douro 2012
15% Vol.
“É hora de vos embriagardes! Para não serdes escravos martirizados do Tempo, embriagai-vos! Embriagai-vos sem cessar! Com vinho, poesia, virtude! Como quiserdes!”
Charles Baudelaire
Escravos do tempo que somos sempre. Casualmente nos embriagamos. Uma embriaguez que não reveste o significado de beber para além do limite… mas a que de facto ultrapassa os limites do que nos é dado, sob a forma de arrebatamento, êxtase, arroubo… um estado de alma em que os sentidos se desprendem das coisas materiais.
E assim estão embriagados os que ousam no mundo do vinho… fazer um vinho diferente, como este que junta duas castas que só costumam andar a par na Argentina, Malbec e Cabernet Sauvignon.
O Portal Black Pur 2012, um vinho de excelência e exclusivo, diferente daquilo que costumam ser os vinhos do Douro, mas que tem presente o mesmo carácter e alma. Inspirado num específico episódio das invasões francesas. Uma lenda que fala de “um general, de seu nome Louis-Henri Loison, que viria a ficar conhecido pela alcunha de “O Maneta”, e que sob o comando do famoso Junot, provou um poderoso e retinto vinho no Douro, de que comentou ser a única coisa que temia. Em êxtase, chamou-lhe “Black Pur” e, na via gloriosa que o néctar lhe desenhou no palato, momentaneamente foi amansado, o que terá contribuído para a sua derrota às mãos das milícias e voluntários lusos.”
Apresentado num espaço histórico, a Livraria Lello… sob a benção das figuras pintadas por José Bielman, representando a “Arte” e a “Ciência”… na companhia de muitos amigos, cultura e poesia por Renato Filipe Cardoso.
Assim embriagados por um ímpar valor histórico e artístico, provámos este vinho que resulta de uma junção de castas comum para alguns, mas “ousada” para o Douro. Resultante dos ensaios levados a cabo na Quinta da Abelheira, em Favaios, a localização dá a estas castas um carácter próprio e diferenciador. O Cabernet Sauvignon, produz no vale elegância e frescura. A Malbec, parece estar muito confortável, dando origem a vinhos de grande beleza cromática e exuberantes aromas frutados! Uma produção limitada a 1000 garrafas, com uma cor a fazer juz ao nome e à sua historia inspiradora… um fio condutor muito bem construído, com a finalização perfeita na imagem escolhida para a garrafa.
Guloso e fresco, com estrutura e elegância, como será a sua evolução? Um boa desafio para quem tiver a oportunidade de lançar a mão a duas garrafas, porque uma será para beber já!
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: negra violeta
Aroma: frutos maduros e pretos
Sabor: equilibrado e acidez q.b.
Final de Prova: fresco
Castas
Malbec (67%) e Cabernet Sauvignon (33%)
Enólogo
Paulo Coutinho
Preço: 30,00€
Bom dia!
Muito obrigada pelo feedback!