Torre de Palma
Bebes.Comes 25/09/2023

Torre de Palma / Arinto Alvarinho

Branco Alentejo 2020
13,5% Vol.

Depois das escapadinhas de fim de semana, as wine vacations estão cada vez mais na moda também para os turistas portugueses, e ainda bem!

Conhecer melhor uma região vínica, as suas características únicas, o seu terroir e a sua gastronomia, para além dos vinhos, é cada vez mais aliciante. E para este sucesso, em muito contribui uma boa oferta de hotéis vínicos e a sua divulgação.

É algo que fazemos sempre que nos é possível. No último ano, por exemplo, fomos descobrir a Ribera del Duero e Jerez de la Frontera… vale a pena, claro, mas o nosso destaque vai sempre para os destinos portugueses.

No Verão de 2022 revisitámos uma das melhores experiências vínicas do Alentejo, desta vez com direito a visita à Adega e prova de vinhos.


Ao entrar no belíssimo Torre de Palma Wine Hotel não ficamos indiferentes à imponência deste espaço e sua história.


Os proprietários andaram anos a namorar o Alentejo, a sonhar com o futuro, a decidir, a projectar, a criar e a conceber este projecto. Vinhos, cavalos, gastronomia, natureza e história são os ingredientes para esta escapadinha vínica que não temos dúvidas irá encantar todos…

O silêncio, a paz e a beleza destacam-se nesta propriedade cheia de história, onde se pode experienciar a verdadeira essência alentejana e as várias vertentes que o Torre de Palma engloba.

Passar um dia na vinha ou desfrutar do restaurante Palma onde o Chef Miguel Laffan criou uma cozinha alentejana moderna, ficar alojado e aproveitar as várias comodidades deste design hotel, são algumas delas.


Um projeto premium no Alentejo que honra séculos de História e de Vinho.


As tradições vínicas nesta região remontam há mais de 2000 anos, acompanhadas pelo culto do azeite, do cavalo puro-sangue lusitano e das artes.

A Villa Lusitano-Romana de Torre de Palma ou Estação romana de Monforte é um sítio arqueológico romano situado na herdade homónima de Torre de Palma, a cerca de 5 km de Monforte, Portugal. Trata-se de uma vasta villa que pertenceu a uma poderosa família romana, os Basílios, cujo nome é conhecido através de uma inscrição encontrada no local, onde construíram uma majestosa residência, a qual foi usada possivelmente entre os séculos II e IV. No sítio foram encontradas ruínas duma basílica paleocristã, datada provavelmente do século IV.

É considerado como sendo um dos mais complexos da Península Ibérica, só com paralelos na Palestina e no Norte de África. A Villa Lusitano-Romana de Torre de Palma está classificada como Monumento Nacional desde 1970.

No coração da região vinícola do Alto Alentejo, em Monforte, esta Casa agrícola de 14 hectares conta com 7 hectares de vinha, processos exclusivamente manuais e produção integrada no Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo. O principal objetivo foi construir uma adega boutique, mas tradicional, para fazer grandes vinhos, com pequenos lagares de mármore rosa da região para pisa a pé e fermentação das uvas tintas e depósitos de cimento refrigerados.

Um projecto focado em produzir vinhos de autor, que respeitam o terroir, praticamente feitos à mão, em pequenos lotes e com intervenção minimalista.


Da prova feita, na simpática companhia do enólogo Duarte de Deus, escolhemos destacar um vinho com um perfil cada vez mais previsível nas nossas escolhas.


Uma edição experimental e limitada a 4826 garrafas, com duas das mais icónicas castas portuguesas, um Arinto & Alvarinho que para além de nós já cativou toda uma legião de fãs, pela sua frescura e características de vinho gastronómico de referência.

Vindima manual e fermentação em barricas usadas da Borgonha onde espera durante 6 meses. Após fermentação alcoólica, o vinho fez um estágio de 6 meses nas mesmas barricas com battonage e sur lie. O aroma é complexo e elegante com notas de maçã verde, lima e pedra molhada. Sabor rico em fruta, seco e mineral. Com excelente acidez.

Foi um curto olhar sobre um dos mais bonitos projectos vínicos do Alentejo… o resto, cabe vos a vós descobrir.

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: cristalina com tons verdes
Aroma: cítrico e mineral
Sabor: frutado q.b., seco q.b. e com boa acidez
Final de Prova: médio

Castas
Arinto e Alvarinho

Enologia
Duarte de Deus

Produtor
Torre de Palma

Preço: 25,00€


Torre de Palma Wine Hotel

Herdade de Torre de Palma, 7450-250 Monforte, Portugal

www.torredepalma.com

COORDENADAS GPS: N 39° 4′ 5.776” W 7° 29′ 21.668”

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *