Douro Boys
“Juntaram-se em 2003 para unir esforços em torno de um objectivo comum: dar a conhecer os vinhos do Douro. Os Douro Boys são fruto de uma nova geração de vinhateiros que quer promover o que de melhor há naquela região do país.”
Quinta do Crasto, Quinta do Vallado, Quinta do Vale Meão, Quinta Vale D. Maria e Niepoort.
Os resultados desta união são mais do que visíveis, uma vez que têm desempenhado um papel muito importante não só no que diz respeito à divulgação das suas marcas, mas também no desenvolvimento do Douro – região e vinhos – e sua visibilidade a nível internacional, particularmente dos vinhos DOC Douro. Pioneiros na comunicação e promoção em parceria, têm atraído não só reconhecimento para a região, como todo o sector do vinho tem beneficiado directa ou indirectamente.
À medida que decorria a informal conferência de imprensa, por altura da 1ª Feira do Douro, sobre este grupo, os seus vinhos, os seus valores, estratégia e números… não podíamos deixar de pensar num artigo lido recentemente sobre o Draping, uma técnica de moldar os tecidos directamente no corpo.
“Douro Boys Draping”, um trabalho a 3 dimensões, uma estratégia desenhada no Douro para fora, sempre respeitando o “molde” para não se distanciarem da História do seu património e marcas comerciais.
Uma geração que dá um pontapé de saída, pensado e certeiro, no desenvolvimento das potencialidades da região, que percebe a importância da entreajuda, e da criação de atracções e colaboração no interesse de todos, para que o Douro se desenvolva. Os Douro Boys, para além de promoverem os seus vinhos, convidam regularmente outros produtores para as suas provas.
Os vinhos dos Douro Boys misturam a modernidade com a tradição, tudo em sintonia com a natureza, conhecimento técnico, profissionalismo e amor.
Tivemos oportunidade de provar dois vinhos que serão marcantes na história dos Douro Boys:
. o elegante e exclusivo tinto Douro Boys Cuvée 2011, do qual foram feitas apenas 750 garrafas magnum para celebração do décimo aniversário da aliança;
. o Douro Boys Vintage 2011, criado a partir dos vinhos do Porto mais promissores de cada quinta nesse ano, e do qual só foram engarrafadas 750 garrafas.
Duas experiências inesquecíveis e irrepetíveis!
Feira do Douro by Douro Boys
Decorreu nos dias 19 e 20 de Setembro, na Quinta do Vallado, a 1ª Feira do Douro, organizada pelos 5 emblemáticos produtores de vinhos da região:
Quinta do Crasto, Quinta do Vallado, Quinta Vale Meão, Quinta Vale D. Maria e Niepoort.
Em plena época das vindimas, uma festa que pretende celebrar a riqueza gastronómica e vínica da região, e que será realizada anualmente, a rodar entre estes produtores. A ideia de organizar este evento surge da necessidade de vender a região como um todo, e não só os vinhos e as Quintas, vincando a importância da cozinha regional, dos pequenos produtores e das iguarias únicas desta zona do País – um menu global do que a região apresenta!
Foi um verdadeiro mercado enogastronómico, aberto ao público, e uma oportunidade imperdível para os consumidores, que para além da prova, puderam contactar directamente com os produtores.
Aliás, todo o evento decorreu em ambiente informal e descontraído, junto à piscina do Wine Hotel da Quinta do Vallado, com uma bonita decoração de inspiração campestre e boa música portuguesa, em cooperação com a Casa da Música.
Um dia quente, mas nem isso afastou os muitos curiosos, turistas e enófilos que como nós aderiram e tiveram ainda a possibilidade de fazer boas compras.
Produtores Organizadores:
. Quinta do Crasto
. Quinta do Vallado
. Quinta do Vale Meão
. Quinta do Vale D. Maria
. Niepoort
Produtores Convidados:
. Casa Lapão
. Pastelaria da Sé
. Pão de Favaios
. Frutas Cruzeiro
. Arte, Sabor e Douro
. Cantinho das Aromáticas
. Queijos 100% Transmontanos
. Casa Painova
. Lacticinios do Paiva
. Sónia Tavares
. Douromel
. Doces da Puri
. Casa de Santo Amaro
. Ervas Finas
. Salsicharia São José
. A Presunteca
. Serra das Fragas