“Um dia quando olhares para trás não é das noites bem dormidas que te vais lembrar…!”
(esta é daquelas que vai ficar na memória, que noitada!)
Foi com grande prazer que recebemos alguns amigos que se inscreveram para o nosso BBQ Wine & Food, no fantástico espaço que é o Feeling Grape!
Um Wine & Food Atelier, no Porto, que encantou todos os que se deixaram desafiar pelo nosso repto… um encontro ao final do dia com as nossas escolhas de música, de vinhos e os petiscos do Chef Rui Reigota.
Sem dúvida que estes momentos são bons mesmo é para quem os vive!!!… e não para quem os lê… mas vamos deixar-vos só com uma breve ideia de como passámos esta noite entre amigos.
Para as boas-vindas escolhemos um Dão Rosado – O Brazileiro 2014 – da Casa da Passarella.
A brincar com as suas notas… optámos por uma apresentação descontraída com frutos vermelhos, e todos entraram no espírito até porque o momento era de quebrar o gelo, de apresentações e de partilha à mesa: Saladas, pasta de sardinha, pasta de azeitonas, pão, broa, sticks, azeite, pimentos, tábua de queijos e enchidos.
Foi na sala intimista, a que chamam Food Atelier, que em ambiente quente de emoções passámos para um dos momentos aguardados da noite, a possibilidade de prova do nosso vinho BEBESPONTOCOMES Dão by Lúcia Freitas em harmonização com as sugestões do Chef Rui Reigota.
As miniaturas deliciaram todos os presentes, e ajudaram ao estupendo feedback deste branco do Dão, que é à mesa que mais brilha!
. Petingas em broa de avintes com pimento assado, molho de mostarda, ananás e laranja.
. Robalo alimado com molho de pêssego e sementes de papoila.
O mote da noite era o BBQ… (sigla que significa barbecue, ou churrasco, mas também a confraternização entre as pessoas)… e o Chef tinha tudo montado no Backyard do Feeling Grape, mas os nossos convivas não quiseram saber!! Passaram e desceram directamente para a Wine Room, quentinhos e preparados para o churrasco no prato e o vinho no copo. Sinal que estavam todos satisfeitos…!
De qualquer forma, da Grelha sairam:
. A vitela laminada com mel, limão e parmesão.
. Uma barriga de 6 horas de forno e 2 minutos de grelha, com puré de cebola branca.
O vinho escolhido para este momento foi o Elfa 2010 da Casa de Mouraz.
Para muitos uma escolha ousada, uma vez que é um vinho que normalmente gera emoções muito controversas e nem sempre é de fácil harmonização. Mas estes são os momentos certos para arriscar! Considerado por muitos um grande vinho do Dão, não deixou nenhum dos presentes indiferentes, e mais nos tocou o facto de estarem em prova as últimas garrafas disponíveis. Agora só podemos esperar pelo Elfa 2013. Aquele que poderia ser o momento “tenso” da noite foi superado, e a partir daí foi só desfrutar!
Passámos à sobremesa, um pudim do Chef inspirado nos nossos doces favoritos – sericaia, mousse de chocolate e ovos moles – e que nos encantou tanto quanto os momentos de partilha que vieram a seguir…
Os vinhos para prova cega, resultado da generosidade de amigos presentes:
. Quinta do Regueiro Alvarinho
. Dão Sul tinto 1995
. Quinta de Arcossó Reserva 2008 tinto DOC Trás-os-Montes
. Quinta da Fata tinto 2003
Para o final ficaram:
. Vieira de Sousa Lbv 2008
. Kopke Colheita 1987
Estes últimos servidos na companhia de chocolates de vinho, os Wine Bites da Cacao Divine, de Vinho do Porto com amêndoa e flor de sal e de Touriga Nacional. Voaram!!! Felizmente tinhamos um stock à prova de gulosos.
É ao grupo que se juntou que se deve o sucesso da noite, a maior parte não se conhecia mas tinham algo em comum… a abertura de espírito. Agradecemos a presença de todos, desde aqueles que eram até à data para nós desconhecidos, aos já amigos e companheiros assíduos nesta andanças, e por último aos produtores que também quiseram estar presentes.
E é por todos eles que este texto se chama hoje Feeling Gratitude!
Sobre o Chef Rui Reigota:
Jovem, gosta de comida simples e genuína. Sem tiques, aprecia o contacto com as pessoas… e ficou provado na paciência que teve face às vezes que lhe entrámos neste dia na cozinha e lhe mudámos os “planos”!
Apaixonado pelas origens, pelo mar e pela terra, dedica os seus tempos livres à pesca, à caça e à sua horta, usando sempre que possível estes produtos nas suas ementas. Sorte a nossa que pudemos neste dia saborear um robalo que ele nos trouxe directamente das suas pescarias!
[…] . Nomeados Blog do Ano 2014 Prémios W-Anibal Coutinho. . Wine Sessions by Bebes.Comes. . BBQ Wine & Food Bebes.Comes. . Vencedores Blog do Ano 2015 Prémios W-Anibal Coutinho. . Projecto Collection e o vinho […]