Abriu nem há um mês em Aveiro e vai dar muito que falar.
Já fomos conhecer a Forneria 1870!
Com uma decoração vintage e uma vista panorâmica sobre as salinas de Aveiro, é um projecto ambicioso que conta com a responsabilidade executiva do conceituado Chef Luís Américo – Cantina 32 (Porto), Puro 4050 (Porto) ou Forneria S. Pedro (V.N. Gaia) – e a operacionalidade do Chef Fábio M. Ribeiro, que passou em espaços como o Salpoente (Aveiro) ou o Largo do Paço 1* Michelin (Amarante).
Um conceito cool e cosmopolita, que se baseia numa cozinha descomplicada, e em que o objectivo é essencialmente a partilha.
A pensar nisso, o espaço dispõe inclusive de mesas comunitárias, ideais para famílias grandes e grupos de amigos que gostem de uma boa tertúlia à volta da mesa.
No coração desta cozinha estão o forno a lenha e o grelhador a carvão, mas se a aposta é forte nos petiscos há também pratos mais elaborados.
Um verdadeiro almanaque de degustação, com propostas que vão desde os petiscos e pratos de inspiração italiana e mediterrânica, às pizzas.
E foi esta oferta tão variada que tornou difícil a nossa escolha!
Gostamos tanto de petiscos e de comer bem, que tivemos de pedir uma série de “coisas” diferentes para provar. (deveriam ser primeiro os frios e depois os quentes, em momentos distintos, mas desta vez nós é que pedimos que fossem servidos ao mesmo tempo)
. Focaccia de pizza
. Carpaccio de novilho com pinhões e cogumelos
. Míscaros grelhados com flor de sal e redução de balsâmico
. Croquetes de alheira com molho de mostarda
Dentro dos petiscos escolhidos, os nossos favoritos foram sem dúvida os míscaros e os croquetes. Para além de bem confeccionados, e com aquele toque de comfort food… o molho de mostarda dos croquetes é para lá de extraordinário!
… e vamos definitivamente querer comer croquetes sempre que voltarmos à Forneria 1870.
Não tinhamos como não experimentar uma pizza, e escolhemos a pizza de trufa preta e cogumelos selvagens.
Sem dúvida que estão preparados para agradar os amantes de pizza, como nós!
Boa massa, bom forno, e q.b. de apetitosa a ligar bem com um copo de vinho branco.
Para quem gosta pouco de petiscos e partilhas, e quer mesmo é “comida à séria“, podem encontrar outros pratos, como a moqueca de camarão com arroz basmati, o costoletão de novilho na brasa ou até bacalhau com broa e queijo mozzarella.
Ficou a faltar-nos provar uma das sobremesas caseiras da casa, como o tiramisu especial ou a mousse de 3 chocolates, mas por um bom motivo…
É que neste dia fomos para festejar o aniversário do blog e levámos bolo!
Ironia do destino, o gato preto que inicialmente tanto nos inspirou só pode ter sido o “culpado” de uma série de azarices… O balão que tínhamos comprado rebentou, e até das velas nos esquecemos.
Mas lá está, nada que um copo de vinho e um bom petisco da Forneria 1870 não resolva. Encontramo-nos por lá!