Vallado / Moscatel Galego
Branco Douro 2011
13% Vol.
Em Dia Nacional dos Moinhos fomos ao sabor do vento descobrir alguns da nossa zona.
Que boa conversa e boas gentes encontrámos na Quinta dos Moinhos…O Moinho de Armação de Ervosas é um dos únicos na sua tipologia em funcionamento a nível nacional. E pensar que foi trazido de longe, por pessoas, por paixão… faz parte da família, tratado com carinho e mói por carolice.
Mói moleiro mói
Na Casa Gandareza descobrimos o Moinho de Santo António, o único moinho de vento em funcionamento no distrito de Aveiro… roda moinho roda ao sabor do vento.
Por último os de Vagos…também de santo…Moinhos de Santo André… para a despedida deste ano. Infelizmente não estão em funcionamento, mas isso não lhes retira a beleza.
Embuidos deste espírito de natureza fomos parar a uma estufa…nunca nos imaginámos pessoas de frequentar hortos com tanto entusiasmo! Mas de lá viemos apaixonados por uma planta… Meyer Lemon… um citríno da China…cruzamento entre limão e laranja e que já reside no nosso ninho! Depois deste dia feliz de encontro com a natureza e as nossas raízes, fácilmente escolhemos o vinho a abrir… um pretexto para abrirmos um branco aconselhado.
O “Quinta do Vallado – Moscatel Galego” difere dos Moscatéis clássicos por ser seco. Este vinho provém de duas vinhas: 50% de uma vinha velha de Moscatel com mais de 30 anos e 50% de uma vinha planta em meados dos anos 90.
Ok, deveria ser bebido como aperitivo, mas quando se gosta continua-se e quando somos só 2 não há desses formalismos… o ritual somos nós que o fazemos, e consiste em beber o que nos agrada! Acompanhou uma bôla também deliciosa, um queijinho, uma salada de polvo e feijão frade. Muito fresco e aromático, até um pouco exótico… foi uma óptima surpresa, ideal para um final de dia soalheiro. E passará a ser um dos residentes cá de casa também!
Pena não fazerem uma garrafa com mais um bocadinho assim…
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Aroma: Muito subtil onde predominam características florais a rosas e hortelã-pimenta. (à Joana cheirou-lhe a lichias)
Final de Prova: vinho delicado e muito fresco, com um final de prova muito dentro deste enquadramento
Castas
Moscatel Galego Branco
Enólogo
Francisco Olazabal
Preço: 7,40€
[…] do Vallado, bôla de carne caseira e alheira com pão da região…huummm…a acompanhar o Moscatel Galego. Para a refeição as meninas foram para o polvo à lagareiro e os meninos para os lombinhos com […]