Maias
Branco Dão 2012
13,5% Vol.
Dez anos passados sobre o primeiro pic-nic que fizemos juntos, voltámos onde já fomos felizes… um revivalismo… neste caso para celebrar o mês de Maio, o seu dia 1 e… A Festa das Maias!
Uma tradição primaveril cujas origens remontam a uma antiga festividade Celta e que se celebra em algumas regiões de Portugal no dia 1 de Maio, enfeitando as portas das casas, janelas e outros locais, com flores, giestas amarelas ou bonecas de palha enfeitadas… tradições que diferem de região para região, mas com um denominador sempre em comum: as Maias floridas!
E foi tão simples quanto escolher um vinho e levar dois copos de casa… esqueçam os copos de plástico, esses são para as crianças!…
passar a buscar um frango de churrasco, pão, batatas fritas e um chocolatinho para adoçar a boca. A nossa cidade, como muitas outras, tem à sua volta locais ainda tão puros e encantadores que a maior parte desconhece… verdadeira natureza! É o caso de Taboeira, passando a Quinta da Condessa e a sua antiga pequena ponte, onde entramos noutro mundo… com os seus campos ricos de cultivo e a frescura do Rio Vouga, onde nos instalámos sem cerimónia!
A Pateira de Taboeira é um sítio fantástico para passeios a pé ou de bicicleta, onde se desenvolve uma extensa zona da chamada “paisagem bocage”, que se prolonga para os lados de Angeja e Cacia.
“A paisagem designada por “bocage“, de ocorrência em vários locais do país, caracteriza-se pela compartimentação do espaço por sebes vivas (formadas por filas de Salgueiros, Amieiros, Carvalhos, Sabugueiros, etc.) e ainda por valas que podem estar a seco ou com água.”
Uma paisagem de rara beleza e que constitui o habitat de muitas espécies de animais e plantas. Tudo isto a lembrar um lema de vida tão simples… “comer metade, andar o dobro e sorrir o triplo”… ao qual nós acrescentamos o namoro e a garrafa de bom vinho! Neste dia, Maias Branco 2012, económico e uma óptima compra que fizemos no Jumbo. Em sintonia, de aromas e sabores, com a frescura e o verde da paisagem… floral elegante, ligeira mineralidade e acidez suave como a brisa deste dia.
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: citrina límpida e brilhante
Aroma: elegante floral, com notas de lima e limão
Sabor: fresco e elegante, com alguma estrutura
Castas
Malvasia Fina (50%), Verdelho (20%), Encruzado (15%) e Cercial (15%)
Preço: 5,49€
Parabéns pelo post. Gostei de ler. Continuação de bom trabalho!
Obrigada Jorge, a paisagem e o vinho ajudaram à inspiração! 🙂
Para o ano esse piquenique bem que pode ser feito na Quinta das Maias e assim não têm que carregar o vinho…
Combinado, obrigado 🙂