Um Café e um Bagaço
Bebes.Comes 07/11/2014

“Sai um café com cheirinho!”


Numa altura em que muito se fala de “comfort food” nós falamos em “comfort drink“! Ou melhor, bebida de conforto… a combinar com a mudança da hora.

Este é o tempo de ficarmos mais em casa, a prevenir as gripes ou a curá-las, a gozar o S. Martinho, a comer castanhas e aproveitar para pôr a velha telefonia da avó a funcionar! Este é o tempo das bebidas fortes e dos “mata-bicho“… ou tão simplesmente daquelas que nos aconchegam, mexem com as nossas memórias e nos trazem bem-estar. É o que temos feito por estes dias… e a acompanhar-nos estão um dos 3 exemplares da Casa Lima Fortuna,  uma micro empresa da região de Setúbal, entre Palmela e Azeitão, que produz bebidas espirituosas e licores, receitas de família.

Começámos pelo Bicabagaço,  um Licor de Café e Bagaceira que “invoca a portugalidade que há em nós, o tradicional café com cheirinho”! Receita original de Emídio Fortuna desde 1965, e “porque somos a nação que mais exige da sua chávena de café” o Bicabagaço é genuíno, é português e é delicioso.

licor-bicabagaco-lima-fortuna-palmela-cafe-e-um-bagaco-bagaceira-bebespontocomes

Ora atentem no texto, também ele uma relíquia, da embalagem de Bicabagaço dos anos 80:


Demasiado popular, a designação desta bebida ressoa, talvez, a marca plebeia de produto sem requinte. Mal vai quem compra um burro pela albarda…


Entre os licores congéneres, nacionais e estrangeiros, “BICABAGAÇO” a nenhum se inferioriza; nenhum o ultrapassa, nem, sequer, o iguala, em virtude do esmero de fabrico artesanal e a escrupulosa selecção dos ingredientes:

. café de suprema qualidade;
. aguardente genuína escolhida entre as de superiores características da região vitivinícola de Palmela.

Portanto não é confeccionado com essências sintéticas, corantes artificiais, sucedâneos ou imitações. Garantidamente. Assim dispensa nome pomposo para impressionar. Basta o paladar e o aroma, que certificam não menos que qualquer análise do laboratório mais sofisticado.


Este hábito de beber um café e um bagaço, que nunca foi o nosso, foi o de toda uma outra geração…


primeiro começavam jovens com um cafézinho e depois, influenciados por alguém mais velho, lá punham um “cheirinho” de bagaço dentro da chávena. Uma memória colectiva que perdura, inclusive na música… não podia faltar aqui o famoso tema do Rui VelosoUm café e um bagaço“. Ter-se-á inspirado na geração dele ou na anterior? De qualquer forma, um tema que continua muito actual…


“Um copo contra o sistema
Um copo contra a inflação
Um copo contra a gangrena
Que nos dói o coração”


Ficamos por aqui, ao som da música e do aroma inspirador da aguardente bagaceira, seguido do de café e outros toques mais até chegar a um final de notas de chocolate.

bicabagaço-lima-fortuna-bicabaco-licor-setubal-palmela-quinta-anjo-hora-inverno-bebespontocomes
www.limafortuna.com

Preço: 16,60€ 

Servir a 18-20º

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *