Séries / Arinto
Branco Douro 2012
12,5% Vol.
“O verdadeiro criador é inquieto. Inquietação é vida.”
Manoel de Oliveira
Um bom “mote“, de um homem apaixonado pelo Douro, para vos apresentar um vinho de uma linha inquieta e ela própria provocadora… a Séries, da Real Companhia Velha. Um projecto que surge porque há sempre quem não se fica pelo existente, provado e aprovado! O objectivo é uma linha de “ensaio” que ponha em prática os conceitos de inovação e de experimentação, explorando diferentes técnicas, castas ou abordagens, que proporcionem a criação de vinhos originais, envolvendo as equipas de enologia, viticultura ,e claro, quem conduz os destinos da empresa.
A beneficiar da maravilhosa paisagem da Quinta das Carvalhas, tivemos oportunidade de provar um novo lançamento no mercado, o Séries Real Companhia Velha Arinto branco 2012.
A casta é nobre, mas é muito raro no Douro um monovarietal arinto, e neste caso, até porque é experimental, só foram produzidas 1150 garrafas. Do total da produção, 70% estagiou em cubas de inox e os restantes 30% do mosto fermentaram em barricas de carvalho francês.
Um branco complexo, muito interessante, cheio de carácter e uma boa acidez, para acompanhar queijos, por exemplo, ou outros petiscos…. que sejam bons! Como foi o nosso caso, em que nos deliciámos também com a bela da bôla de Lamego! (para que saibam, a Joana é viciada em bôla de Lamego)
As fotografias muitas vezes dizem quase tudo, e as do Douro então não têm explicação…
Convencidos de que o vinho está em crescimento, e que terá uma boa capacidade de evolução, trouxemos uma garrafa (resta saber quanto tempo vamos conseguir aguentar sem a beber)… para abrirmos, fecharmos os olhos e imaginarmos que estamos de volta. É só usar um pouco de imaginação, porque os aromas e a paisagem do Douro ficaram registados na memória do nosso coração… o resto, dá-nos o vinho!
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: amarelo claro
Aroma: notas muito vivas, cítricas e de fruta branca
Sabor: volume, complexidade e elegância, acidez crocante, muito mineral
Final de Prova: longo
Castas
Arinto
Preço: 10,17€
Nota: Outras referências desta linha:
– Rufete tinto 2010
– Chardonnay & Pinot Noir espumante Bruto rosé 2011
– Samarrinho branco 2013
“Obrigatórias” para enófilos e curiosos!