Lá está… por muito que tentemos, temos sempre ideias pré-concebidas! Sítio onde não nos apanhavam era a comer numa esplanada da Ribeira de Gaia. Porque é para o turista, porque deve ser caro, porque devem enganar a malta com vinhos fracos… é sempre o que pensamos.
Ainda bem que conhecemos o André, que nos despertou a curiosidade para ir conhecer a Taberninha do Manel.
Não tem que enganar, o clássico que está estacionado à porta chama a atenção de qualquer pessoa que passa!
O espaço, uma taberna construída em pedra rústica, é muito típico e os petiscos são bem portugueses, a acompanhar o espírito e a decoração. Com a sorte de um maravilhoso dia de Sol, optámos pela esplanada, a comer em 1º balcão com vista para o rio Douro, a cidade do Porto e a ponte Luiz I. Distraímo-nos por ali umas horas, à espera do pôr-do-sol, com uns deliciosos vinhos e petiscos bem tradicionais portugueses… os bolos de bacalhau com o Vinho do Porto branco seco, umas moelinhas tenrinhas e apetitosas, o chouriço de javali, o presunto de 26 meses de cura, a broa de avintes, e ainda arranjámos “espaço” para partilhar uma francesinha.
Quem nos dá noites quentes dá-nos tudo e não vimos o tempo passar, só os turistas que nos miravam a mesa e a louça da casa, um verdadeiro ex-libris, a mostrar Portugal.
Simples horas que tornaram o nosso dia especial e digno de registo… claro que a paisagem ajuda, mas também os sabores, o staff simpático e a conta honesta.
Que bom é sermos turistas no nosso país, em plena Semana Santa… conscientes que pecado é não divulgar o que é português e mandar comida para trás no prato… é que a avareza também é pecado!
Taberninha do Manel
Av. Diogo Leite, 308 4400-111 V. N. Gaia, Portugal
www.taberninhadomanel.comportugal.com