Anselmo Mendes / Parcela Única
Branco Verde 2013
13% Vol.
“Summer needs to slow down”
Passa o tempo rápido demais… e neste caso o Verão. Depois de tantas expectativas e planos, sentimos que não o conseguimos parar, agarrar… parece que se escorre pelas nossas mãos. E pior, para quem como nós tem de tirar férias em Agosto, pode até ser cansativo e stressante! Um mês de nervos, filas para todo o lado… quer vás para a praia, para as cidades ou para os centros históricos, não arranjas lugar para estacionar o carro. Voltas, voltas e mais voltas, em menos de nada perdes a paciência, e quando te apercebes já estás a discutir ou a buzinar.
A outra parte do “pesadelo chamado Agosto” é quando a família te liga todos os dias!… porque como não foste para o estrangeiro não paga “roaming”… e como também não foste para o Algarve (e isso é um pouco estranho), quer saber se estás em casa, se foste à praia, como é que estava o tempo, se queres lá ir jantar, almoçar, lanchar, e já agora fazer o favor de passar para tratar disto ou daquilo. É dose!
Pausa por favor! Pára o tempo. Arranja o teu espaço! Que inveja dos que têm uma parcela só sua. Um pedaço de terra, o seu mundo, onde o tempo pára.
Podia ser uma salina, como esta em que nos escondemos do barulho por alguns momentos, ou uma parcela única de alvarinho…
… Como a que nos traz Anselmo Mendes, aclamadíssimo enólogo e produtor, cujo trabalho é largamente reconhecido em Portugal e no estrangeiro, seja pela excelência dos seus vinhos, como pela sua capacidade de inovação. O caso da fermentação de uvas alvarinho em barricas de madeira, ou o uso de técnicas de vinificação antigas, como a curtimenta, só a título de exemplo.
Anselmo Mendes nasceu em Monção, região famosa pelos seus alvarinhos, e cultiva o desejo de “fazer vinhos que sejam reconhecidos e exprimam a originalidade da terra onde nascem“. É esta a sua paixão, “criar vinhos de excelência que acrescentem valor e sejam um produto cultural projectando a identidade portuguesa.”
Este Senhor Alvarinho traz-nos um vinho que está longe de ser um mês de Agosto no nosso calendário.
Feito de uvas da casta Alvarinho exclusivamente de Monção e Melgaço, e proveniente de uma só parcela, a que mais se destacou no sentido de “revelar” a pureza e originalidade desta casta. Este é um perfil que prima pela elegância, aromas muito finos, delicadeza, citrinos suaves e uma enorme mineralidade. Um vinho amadurecido nove meses em barrica de carvalho de primeiro uso, que termina muito elegante e com um final delicado da casta Alvarinho.
Embora a sua delicadeza e elegância sugira a muitos a sua degustação a solo, aconselhamos que acompanhe uma gastronomia algo elegante e delicada também. Uma lagosta ou uma salada de bacalhau, preferencialmente num ambiente calmo e relaxado.
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: amarelo palha brilhante
Aroma: delicado, com notas cítricas
Sabor: elegante, mineral, estrutura e acidez delicada
Final de Prova: firme e macio
Castas
Alvarinho
Enólogo
Anselmo Mendes
Preço: 23,00€
Nota: Uma “dica“? Quem não aprecia um bom vinho verde não sabe que perde!