Inspiração: “Estímulo; capacidade criativa dos artistas, dos escritores, dos autores ou outros profissionais; iluminação; ideia repentina e momentânea, normalmente genial.”
É cada vez mais frequente questionarem-nos sobre as fotos que utilizamos, seja no nosso blog, instagram ou facebook… se são nossas e onde vamos buscar a inspiração para algumas “produções” fotográficas.
Somos estimulados pelo que vivemos, pelas nossas memórias, e viajar é sem dúvida uma das melhores fontes de inspiração para todos os criativos.
A passagem pelo Douro e a sua paisagem cultural, classificada Património da Humanidade, nunca pode por isso deixar-nos indiferentes.
O Wine Hotel da Quinta do Vallado é Douro, Moscatel Galego e Bossa Nova nas nossas memórias.
Projectado pelo arquitecto Francisco Vieira de Campos, com destaque na utilização do xisto e manutenção da Casa Tradicional, que outrora pertenceu a Dona Antónia Adelaide Ferreira, é certamente um dos espaços que mais nos inspira.
A tradição e o conforto convivem com uma decoração moderna e de design.
Um estilo nórdico vintage, que torna este espaço interior perfeito para degustar os vinhos da casa e nos convida à leitura de uma das muitas revistas de qualidade espalhadas pela biblioteca e áreas comuns (Wine Spectator, Revista de Vinhos, Attitude, etc.). De um interior de madeiras de pinho e carvalho, abrem-se as vistas para o exterior… de oliveiras e vinhas, como não poderia deixar de ser… e extende-se o conforto. A recordar-nos o perfeito jantar que aqui fizemos em Junho de 2013… um pequeno luxo confeccionado com produtos locais e da horta.
Um ambiente que marca, sem dúvida inspirador, ao qual acresce ainda a história da propriedade e Herança da Ferreirinha, uma das maiores visionárias portuguesas e uma lenda do Douro para o Mundo.
Imagens. Design. História. Aromas. Pessoas. Tudo o que fica guardado nas nossas memórias surge naturalmente nas nossas “criações”!
Ideias para se inspirarem:
. Viajar;
. Visitar galerias de arte, museus e exposições;
. Ir a um sítio onde nunca foram;
. Ir simplesmente para a rua!
. Passar tempo com pessoas interessantes (de preferência à refeição, na companhia de um copo de vinho… o chamado “brainstorming informal“);
. Visitar lojas em 2ª mão;
. Acompanhar as redes sociais, preferencialmente o Instagram;
. Viver e trabalhar num ambiente arrumado, mas sobretudo não acumular tralha.