Conciso
Tinto Dão 2013
12,5% Vol.
“You must believe me. I´m a serious man.”
A subtil ironia, leve e assertiva, de alguns paradoxos da condição humana na sociedade contemporânea. Tensão. Fama. Desejo. Felicidade. Desilusão. Sucesso.
Somos envolvidos pelo forte impacto visual, a força da pintura e da encenação, tranversais à obra de João Noutel. É reconhecível a linguagem do autor, a forte imagem gráfica, marcadamente urbana e com influências na Pop Art.
Como? Quando? E porquê, nos despertou o interesse pela obra do João?
Começámos a segui-lo e a conhecer o seu trabalho através da ligação que ele mantém com a imagem de vários vinhos premium.
Como é o caso deste Conciso, que “viajou” da nossa mesa para a exposição Statement, patente no Centro das Artes do Espectáculo de Sever do Vouga.
O Conciso é para a Niepoort a interpretação de um Dão fino e elegante, um vinho que mostra todo o potencial e carácter de uma vinha muito velha.
Uma vinha centenária, plantada em solo de granito e virada a Este, na encosta da Serra da Estrela, onde apesar de as castas estarem misturadas, a Baga e o Jaen são predominantes. À nossa mesa, uma das coisas que logo nos chamou a atenção foi a sua cor, leve e lindíssima. O aroma é muito marcado pela frescura e mineralidade, tendo tanto de delicado quanto de profundo. Na boca é envolvente, com fruta fresca e taninos sedosos. Todo ele é leve, elegante e fresco.
Um Vinho. Um Statement. Um Dão. Uma escolha pessoal. Uma prova única.
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: rubi claro onde se destacam os tons violeta
Aroma: fresco, marcadamente mineral, com boas notas de redução e de especiarias
Sabor: fruta fresca, taninos sedoso, notas minerais e frutos silvestres
Final de Prova: longo, profundo e delicado
Castas
Baga (40%), Jaen (30%), outras (30%)
Produtor
Quinta de Baixo S.A. – Niepoort Vinhos
Preço: 26,00€
Nota: Exposição João Noutel Statement – Centro das Artes do Espectáculo de Sever do Vouga.