Quinta de Lourosa / Alvarinho
Branco Verde 2014
12% Vol.
A dormir na Eira da Quinta de Lourosa, onde o tempo nunca é perdido…
Determinados a conhecer todos os cantos de Portugal onde se produz bom vinho, rumamos a Lousada, no coração da Rota dos Vinhos Verdes. A 40 km do Porto, e servida por bons acessos, a acolhedora Quinta de Lourosa é uma propriedade familiar que renasceu graças à paixão do Prof. Rogério de Castro, catedrático de viticultura, e que gere a meias com a filha Joana de Castro.
Um amor à terra, extensível aliás a toda a família, “mulher, filhos e netos participam no dia-a-dia da propriedade, fazendo dela uma verdadeira Casa.”
Aqui produz-se o vinho e estuda-se a vinha, mas também se recebem aqueles que querem experimentar o quotidiano da vida no campo, ou os que, como nós, gostam de aliar o lazer e o repouso ao conhecimento – das vinhas e dos vinhos, claro está!
Vamos à descoberta…
… da capela que remonta ao séc. XVII,
… da casa com beiral do séc. XVIII,
… da Vinha do Avô,
… do sistema LYS, o ex-libris da Quinta, criado pelo Prof. Rogério de Castro,
… da vinha de Loureiro que nos parece mais alta do que o normal (e é, com uma explicação, porque é pensada para acolher rebanhos de ovelhas ou outros animais),
… e do Alvarinho.
Embora na Quinta de Lourosa exista uma grande variedade de castas, e o Prof. Rogério de Castro plante algo novo todos os anos – temos Arinto e Alvarinho, mas também Touriga Nacional, Merlot, Encruzado, Verdelho, Moscatel e Avesso – nós andámos de volta do Alvarinho.
Na Adega, enquanto a equipa estava atarefada com o engarrafamento, a nossa anfitriã Joana de Castro achou por bem “entreter-nos” com uma vertical dos alvarinhos da casa:
. 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015 directamente da cuba.
A ideia era fazermos-lhe companhia num revisitar de colheitas antigas, e trocarmos algumas impressões, tanto no que diz respeito à evolução de cada vinho, como em relação ao perfil que se pretende para cada Alvarinho. Os vinhos da marca Quinta de Lourosa destacam-se por traduzirem, para além do resultado de muitas experiências e trabalho a nível da vinha, também a forte identidade e carácter representativo da região, mas no final é o perfil e gosto dos proprietários que dita a afinação de cada colheita que sai para o mercado.
“Ready to go” está mesmo este Quinta de Lourosa Alvarinho 2014, que escolhemos como companheiro de estadia e de passeio.
Na boca apresenta boa fruta, acidez firme, e um equilíbrio entre complexidade e delicadeza que nos conquista. Muito gastronómico, alinhará à mesa com peixes, mariscos, risotos de peixe, bacalhau, carnes brancas, cozinha japonesa e indiana.
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: amarelo citríno
Aroma: intenso e complexo, a frutos citrínos e notas florais, em conjugação com um traço mineral, envolvido em notas tostadas
Sabor: complexo e delicado, com carácter e acidez firme
Final de Prova: longo e volumoso
Castas
Alvarinho e Arinto
Produtor
Quinta de Lourosa
Preço: 8,50€
Quinta de Lourosa
Estrada Santa Maria de Sousela 1913, 4620-722 Sousela, Portugal
COORDENADAS GPS: N 41° 17′ 37.09” W 8° 18′ 12.231”
Nota: A Quinta de Lourosa dispõe de uma unidade de alojamento com 6 quartos e 1 apartamento. Um destino para férias em família, refúgio para um fim-de-semana a dois ou simplesmente um poiso para gozar de uns dias de descanso a saborear bons vinhos.
A Quinta oferece visitas guiadas às vinhas e Adega, provas de vinhos e outros serviços onde estão presentes a gastronomia tradicional, o artesanato e a história e cultura da região.
Nós, combinámos voltar… para umas summer pool photos!