Armazém da Alfândega
Bebes.Comes 05/10/2017

Vamos lá falar um bocadinho de comida e de boa vida… que é o que tanto gostamos, sair para comer mas também para nos divertirmos e vivermos novas experiências.


O verdadeiro going out.


(Menos do que possam imaginar!) Também procuramos espaços in, novos e modernos, dos que estão na moda e toda a gente fala.

E o novo hot spot da cidade de Aveiro é definitivamente o Armazém da Alfândega. Experimentámos uma vez e fomos voltando… O espaço é pequeno, mas tem muito que se lhe diga, por isso vamos por partes.

A localização é privilegiada, no Largo do Rossio e no rés-do-chão de um belo e histórico edifício que alberga agora também alojamento local, o Histórias por Metro Quadrado.


A imagem é jovem, moderna, e o acolhimento está sem dúvida à altura deste espaço trendy.


A decoração é sobretudo de detalhe, mas o que marca mesmo são os murais de arte urbana do artista Fábio Carneiro, e que retratam as gentes de Aveiro.

Aliás, a ligação do Armazém da Alfândega às gentes e tradições da região é muito forte, e está presente na oferta de produtos locais como o Licor de Aveiro, a Cerveja Artesanal Moira feita com salicórnia que cresce nas salinas da cidade, as ostras da ria, a barriga de leitão e até num tiramisù feito com raivas (biscoito típico de Aveiro).


O mentor é o Chef Daniel Cardoso.


Não é de Aveiro mas já conquistou os vizinhos da beira-mar, com o seu bigodaço e sorriso… vivacidade e frontalidade…todos esperam que tenha vindo para ficar!


Nesta sua casa, serve-se essencialmente comida de conforto, com um toque de modernidade.


Ao almoço, de segunda a sexta-feira, há uma “Marmita do Dia” – prato, bebida e café – com pratos que vão desde o Frango no Churrasco à Armazém e Salada Quente de Batata, ao Quinotto, à Massa de Arroz e ao Rabo de Boi. Saborosa e bem confeccionada, deixa todos apaixonados pela sua apresentação feita nas clássicas caixas de inox iguais às que se usavam antigamente para levar para o trabalho.

À Carta podemos escolher entre petiscos pensados para a partilha – como o Ceviche, o Tataki de Atum, o Tártaro, o Pica Pau, o Carapau Frito e o Escabeche de Peixe, entre outros – dois maravilhosos Bitoques, à Lisboeta ou à Armazém, ou outras opções de pratos mais elaborados.

Por último, existe ainda o menu de degustação individual e o menu de degustação partilhado, onde brilha a criatividade do Chef Daniel.

O que mais gostamos no AA é o seu conceito descontraído e polivalente, que nos permite estar bem em diversos momentos… o simples petisco, o comer com os amigos, ou a dois numa refeição mais elaborada…


Já lá passámos de propósito só para “atacar” uma sobremesa!


E depois, a qualidade e os pormenores a que damos tanta importância. Desde logo têm boa cerveja, o que para nós é essencial! Estrella Damm à pressão, cerveja artesanal da casa e cerveja artesanal Moira.

Ouro sobre azul, uma boa carta de vinhos, que tentando abranger as principais regiões nacionais aposta em referências menos conhecidas. E aí encontramos desde o vinho da casa produzido na Quinta dos Plátanos em Alenquer, até à nossa edição limitada BEBESPONTOCOMES Douro by Rita Marques.

E tão honrados que ficamos, não só por estarmos representados neste espaço, mas porque o Chef Daniel é verdadeiramente um apreciador do nosso vinho.

Neste dia escolhemos a dedo…

Um Pisco Sour ao balcão. (Porque os cocktails são também uma das mais valias da casa!)


Para partilhar:

Pregos de Atum, Tacos de Peixe, Polvo BBQ e Veado à Armazém.

Os dois últimos foram uma estreia, sendo que gostámos especialmente do prato de veado.
Os tacos, os pregos de atum, e também os bitoques, foram um clássico para nós este Verão, mas agora que vêm os dias mais frios estará na altura de dar primazia a outro tipo de pratos…


Sobremesas:

Foi dia de dividir a emblemática Pavlova da casa…

Mas as sobremesas são uma das verdadeiras tentações do AA!… senão vejamos, para acabar em beleza temos Banana Toffee, Panna Cotta de Manjericão, Mousse de Lima, Cheesecake de Queijo de Cabra e Cavacas e por último o “Tira-me Raivas“, um tiramisù feito com raivas (biscoito típico de Aveiro).

Uma oferta diferenciada, com apresentação, sabor e simpatia natural.

Foi assim que o Chef Daniel Cardoso trouxe uma lufada de ar fresco à nossa cidade!


Armazém da Alfândega

Largo do Rossio 1, 3800-246 Aveiro, Portugal

www.facebook.com/armazemdaalfandega

COORDENADAS GPS: N 40° 38′ 31.581” W 8° 39′ 22.36”

Nota: É conveniente marcar mesa. (A não ser que sejam como nós e também adorem comer ao balcão!)

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *