Cem Reis / Syrah
Tinto Alentejo 2011
15% Vol.
Isto é que são férias!!! … gritamos pela janela aberta do carro. É a sensação que se tem ao conduzir pelo Alentejo… de liberdade pela estrada fora, com kms de paisagem a perder de vista…
Sempre tivemos aquele desejo secreto de fazer parte da paisagem, de entrar dentro das herdades… quem não tem?
Por isso, este ano, ligámos para a Herdade da Maroteira a marcar uma visita. Mesmo em altura atarefada, de preparação para a vindima, incluíram-nos num grupo de hóspedes estrangeiros. Este não é um post romântico, acordar em férias às 7h da manhã, discutir logo ao pequeno almoço com o stress da hora marcada, e voltar com uns arranhões de recordação… mas valeu a pena! Às 8.30h da manhã lá estávamos para a visita… numa carrinha pick-up fomos guiados pelo Philip Mollet durante hora em meia, para vermos as diferentes “faces” do Montado.
“O Montado é um ecossistema florestal onde predominam o Sobreiro e a Azinheira, e é um dos melhores exemplos da manipulação do Homem sobre os ecossistemas florestais, por forma a obter deles os produtos desejados.”
No caso específico desta propriedade agrícola, o enfoque reside sob a cortiça, e as bolotas, que servem de alimento aos rebanhos de gado ovino e caprino e às varas de porcos. A maior parte da nossa visita foi dedicada ao percurso de vida da cortiça e sua comercialização, e para nossa admiração, o motivo essencial da visita do grupo de franceses e noruegueses que estavam connosco. E se eles estavam bem informados, nós levámos dali uma grande “lição” que não vamos mais esquecer… graças essencialmente à simplicidade e experiência do nosso anfitrião. Para nós, hoje, a cortiça tem menos segredos, e o seu uso tem definitivamente outro encanto…
Muitos solavancos e alguns kms depois, chegámos à Terra Prometida…as vinhas! Acabámos da melhor maneira possível, com as mãos pintadas de Alicante Bouschet e a boca deliciada de Syrah… um daqueles momentos em que o tempo podia parar. Não parou, o mais perto que conseguimos foi repetir a sensação pela noite dentro… ou seja, depois das uvas, o néctar… um momento único, que já descrevemos [aqui], porque a abertura de um vinho destes é sempre especial.
Não foi a nossa primeira vez, mas agora será ainda com mais carinho e uma certa familiaridade com que vamos encarar cada novo encontro com este Syrah.
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: violeta
Aroma: frutos pretos maduros e especiarias, terminando com notas a amêndoas tostadas da barrica
Sabor: cheio, redondo, quente e carregado de aromas
Final de Prova: estrutura firme, com boa persistência
Castas
Syrah
Preço: 17,90€